Foram avaliadas 21 propostas, tendo sido premiados os três projetos melhor classificados e agraciado, com uma menção honrosa, um quarto projeto destacado pelo júri.
O grande vencedor foi o gabinete de arquitetura Mass Lab, com um projeto da autoria de Diogo Rocha, Duarte Fontes e Lourenço Rodrigues. O júri apontou a flexibilidade do projeto vencedor, que «em vez de propor soluções rígidas, permite considerar alternativas formais e faseamentos adaptáveis», afirmou Pedro Baganha, vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto e júri do Concurso de Ideias.
Para os autores deste projeto, foi apresentada «uma ideia de cidade contemporânea apoiada na diversidade morfológica, tipológica e programática, garantindo a continuidade e a articulação com o espaço adjacente».
Este concurso visava encontrar soluções para o antigo quartel de Monte Pedral, que potenciem a revitalização e valorização do espaço, com uma área superior a 25.000 m2, que promete 400 novas habitações destinadas ao mercado de arrendamento acessível.
Fotografia: Miguel Nogueira | Porto.pt