Começa hoje a Semana da Reabilitação Urbana do Porto

Começa hoje a Semana da Reabilitação Urbana do Porto

 

O evento começa pelas 15h de hoje, num primeiro dia que conta também com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira e com as intervenções de Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto, ou de Manuel Reis Campos, presidente da CPCI e da AICCOPN.

A primeira conferência da semana dedica-se ao tema “Os Novos Instrumentos de Financiamento à Reabilitação Urbana”, entre as 16h15 e as 17h30,

O primeiro bloco é dedicado aos incentivos disponíveis no âmbito do Banco Europeu de Investimento, apresentado por Nuno Vitorino, Secretário Geral do Fundo JESSICA Portugal; e às condições de acesso ao IFRRU 2020, cuja execução no terreno acaba de arrancar. Abel Mascarenhas, Presidente da Comissão Diretiva do IFRRU 2020, apresentará as principais diretrizes desta ferramenta. Os dois responsáveis integram também a mesa de debate, que convida ainda Jorge Góis e António Fontes, representantes, respetivamente, do Millennium bcp e do Santander, dois dos principais bancos portugueses selecionados para a concessão de financiamento no âmbito do IFRRU; e de Luís Saraiva, da AICCOPN, em representação da indústria imobiliária e da construção.

Este primeiro dia encerra com três workshops de cariz técnico, dinamizados pela AICCOPN no âmbito da iniciativa RU-IS e pela Barbot.

Mais conferências se seguem ao longo da semana, com focos no investimento, turismo, comércio, sustentabilidade, ou mobilidade.

Iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto decorre de 6 a 12 de novembro, contando com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Associação Comercial do Porto. Todos são convidados a participar neste debate alargado em torno da reabilitação urbana, centrada no Porto, desde público em geral, crianças, profissionais ou académicos. A participação nos eventos da Semana da Reabilitação é gratuita, sujeita a inscrição no site do evento.

A V Semana da Reabilitação Urbana do Porto reúne, uma vez mais, um amplo apoio dos stakeholders, contando com os patrocínios platina da Barbot, Saint-Gobain, Secil, Schmitt+Sohn Elevadores, RU-IS e Santander Totta. Na categoria ouro, apoiam o evento o Grupo SanJose, Hilti, Aliados 107, A400, Predibisa, PLMJ, Cushman & Wakefield, CBRE e Neoturis. Nos patrocínios institucionais alinham o IMPIC, o IHRU, a AICCOPN, a AO-SRN, a OE-Região Norte, a OET, o RICS e a APFM e nos apoios a Porto Vivo, SRU, a FEUP, a APPII e a APRUPP. O Idealista é o Portal Oficial do evento. Toda a informação pode ser encontrada aqui.