Ciclo de workshops ‘Reabilitação do Património Edificado’ arranca em fevereiro

Ciclo de workshops ‘Reabilitação do Património Edificado’ arranca em fevereiro

Um ciclo alargado de informação e formação que irá decorrer no Porto, durante o ano de 2017, todas as últimas sextas-feiras de cada mês, durante os meses de fevereiro a dezembro.

A primeira sessão e já no próximo dia 24 de fevereiro e sob a temática da 'Eficiência Energética e a qualidade do ar interior dos edifícios'. Segue-se a sessão do mês de março - ‘Revestimentos: Argamassas e Estuques’; em abril decorre uma sessão sobre ‘Vãos e Caixilharias’; em maio será abordada a temática das ‘Coberturas tradicionais inclinadas e isolamentos’; e em julho, antes da pausa do mês de agosto, a ‘Rede elétrica e meios de redução do consumo de energia’. Este ciclo regressa em setembro com a ‘Caracterização e modelação do edificado’ e segue em outubro com os ‘Sistemas prediais de águas e esgotos e Instalações sanitárias’. Estes ciclos contarão ainda com uma sessão especial, integrada na Semana da Reabilitação Urbana do Porto 2017, sobre ‘Revestimentos: Azulejos’. Em novembro, será abordada a temática ‘Cozinha (móveis, eletrodomésticos e sistemas de exaustão de fumos e odores)’ e a sessão de encerramento decorrerá, em data a definir, no mês de dezembro.

Em comunicado, a organização explica que as 10 sessões apresentadas, no decurso deste ano, «têm como objetivo evidenciar boas práticas em reabilitação urbana e levar aos participantes um conhecimento teórico-prático alargado». 

A componente teórica decorrerá na Casa do Infante, na zona da Ribeira do Porto, e os workshops teórico-práticos no Palácio de Belmonte, no centro do Porto.

Este ciclo destina-se a arquitetos, engenheiros, empresários, técnicos de obra e a todos os que participam em processos de reabilitação. A participação está sujeita a prévia inscrição e ao pagamento de uma taxa de 50 euros, sendo que os parceiros do Programa Viv’A Baixa SRU, associados da InovaDomus e estudantes terão direito a um desconto de 30% na taxa de inscrição, pagando apenas 35 euros.

Toda a informação está integralmente disponível.