Aga Khan compra Palacete Leitão por €13,5M

Aga Khan compra Palacete Leitão por €13,5M

O imóvel situa-se junto ao terreno onde será edificada a futura sede mundial deste organismo, no Palácio Mendonça, que está a ser recuperado. Uma fonte da instituição confirmou à Lusa que também este ativo deverá ser reabilitado para acolher parte dos serviços da nova sede, mas o investimento não foi ainda divulgado.

Segundo a agência, a CML e a DGPC aprovaram a aquisição e não exerceram o direito de preferência.

Situado na rua Marquês de Fronteira, o Palacete Leitão foi projetado em 1904 por Nicola Bigaglia, arquiteto italiano radicado em Portugal. José Pinto Leitão foi o primeiro proprietário do imóvel.

De recordar que a instalação em Portugal da sede do Imamat Ismaili foi consagrada através de um acordo com o Estado português em 2015. Neste palacete e nos edifícios vizinhos ficarão concentrados os serviços da instituição e das suas agências internacionais.

Através da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, o Imamat Ismaili é responsável por projetos de desenvolvimento social e cultural em todo o mundo, com o objetivo global de melhorar a qualidade de vida das populações, recorda o Observador.