WIRE-Women in Real Estate constitui associação em Portugal

WIRE-Women in Real Estate constitui associação em Portugal

Foi esta quarta-feira assinada a escritura que cria a WIRE – Women in Real Estate em Portugal, uma associação de networking para mulheres profissionais do mercado imobiliário.

Associações como a WIRE existem já em vários países europeus. Tem como missão ser uma organização inclusiva para mulheres que operam neste mercado, e dar-lhes maior visibilidade. Filipa Arantes Pedroso, presidente da associação em Portugal, explica que a ideia é criar «uma associação que envolvas as mulheres, com cargos de direção e semelhantes em empresas ligadas ao imobiliário. Todas estas mulheres têm grande experiência na área do imobiliário (fundos de investimento, arquitetas, etc), queremos abranger todas as vertentes do setor».

O trabalho passa por «promover essas mulheres, a associação, garantir que as mulheres têm uma presença importante nos eventos ligados ao setor, queremos sermos ouvidas no mercado e pelas entidades governamentais. Todas nós vamos a muitos eventos e sabemos que a grande maioria são homens, e queremos garantir que não temos painéis só de homens».

E completa: «Queremos também fazer mentoring das profissionais mais jovens que estão agora a entrar no mercado, e ajudá-las a crescer no imobiliário».

Na cerimónia de criação da associação, fundada com 19 membros e com 5 elementos na direção. As mulheres, todas profissionais do setor, associam-se em nome individual. WIRE terá sede em Portugal nos escritórios da APPII, em Lisboa, que “apadrinha” a associação.

Filipa Arantes Pedroso recorda que «há um ano atrás, o Hugo Santos Ferreira sugeriu constituir esta associação, que já existia também em Espanha, e não tínhamos nada deste género em Portugal. É um desafio. Foi difícil encontrar pessoas para a direção, todas trabalhamos e temos os dias muito ocupados, e isto vai dar trabalho. Estes foram os primeiros passos, e sem dúvida que a APPII foi uma grande impulsionadora. Temos agora um grande trabalho pela frente».

Na cerimónia, Hugo Santos Ferreira, presidente da APPII, referiu que «temos muito gosto e é um orgulho enorme receber-vos nesta casa. Desejamos longa vida à associação, e contam connosco sempre que precisarem».

Henrique Polignac de Barros, Chairman e sócio fundador da APPII, afirmou: «vejo esta associação com um carinho especial, como se fosse minha neta. A APPII também foi criada do zero há 31 anos por apenas 5 pessoas. Passados estes anos, temos mais de 200 associados de norte a sul do país e uma capacidade de intervenção importante, e é uma emoção grande para nós ter-vos aqui. Desejo-vos os maiores sucessos».