Vivium: Curating Homes

Vivium: Curating Homes
Alecrim 51, Chiado — Lisboa

Sponsored Content: Vivium

Em apenas dois anos, amparada pela sólida experiência prévia dos seus sócios no mercado internacional da promoção imobiliária, do design e da arte, três fatores que se conjugam e integram como senha de identidade, a empresa reuniu ativos em Portugal no valor de 30 milhões de euros. Em 2021 pretende duplicar esse valor, estando já a preparar-se para receber investidores institucionais.

Rami Moughabghab, diretor da Vivium, tem plena confiança no mercado português. «Portugal é um país com muitas vantagens que se sobrepõem às dificuldades e incertezas que estamos a viver a nível global. É uma jóia que se redescobre infinitamente. Cidades como Lisboa ou Porto têm todos os ingredientes para estar à altura das mais afamadas cidades do mundo, são locais com muito valor cultural, que nunca poderiam ser recriados, que contam com grandes arquitetos, construtores e artesãos, e um bom clima de negócios com ainda muito potencial de crescimento».

A estratégia da Vivium consiste em selecionar localizações prestigiadas e prestigiosas, com história e personalidade, e em transformar esse legado numa experiência única, numa obra de arte capaz de capturar a alma inefável do lugar e inspirar futuras gerações, combinando herança e inovação. Para este objetivo, Vivium colabora com artistas de renome e alguns dos mais reputados arquitetos portugueses, honrando o mote da empresa: “curating homes”. Promotor, artesãos, artistas e arquitetos trabalham juntos desde as primeiras etapas dos projetos. «Na Vivium queremos construir experiências autênticas, únicas. Estamos apaixonados por Portugal e queremos transmiti-lo», diz o responsável da empresa.

Os empreendimentos da Vivium integram a arte nos seus projetos arquitetónicos. «Queremos trabalhar com destacados artistas e artesãos portugueses que contribuam com o seu legado para a história do edifício. Queremos projetos com alma e consideramos esta sinergia um valor acrescido. Somos uma companhia jovem, com a necessidade de estabelecer uma reputação e de nos estabelecermos no mercado, no qual desejamos contar com os melhores profissionais de cada setor».

Ela, Estrela — Lisboa
Ela, Estrela — Lisboa

Cinco projetos em carteira

Atualmente, a empresa tem em desenvolvimento quatro projetos em Lisboa e um no Porto, perspetivando arrancar em breve com projetos noutras partes do país. Alguns dos mais destacados arquitetos portugueses do momento já aceitaram o convite da Vivium para criar estas vivências únicas, harmonizando herança e modernidade.

Em Lisboa, o arquiteto Manuel Aires Mateus, Prémio Pessoa 2017, aceitou o desafio de transformar um quarteirão inteiro em Carnide num complexo de vivendas dispostas como se de uma pequena quinta se tratasse. O projeto, chamado Carmim, engloba a recuperação de um palacete e várias moradias independentes, com jardim e estacionamento. O reputado arquiteto assina ainda o projeto de Námar, um novo edifício em Belém, junto à igreja da Memória, que disponibiliza quatro luxuosos apartamentos com jardim e piscinas privativas com vista sobre o Tejo.

O também laureado arquiteto Samuel Torres de Carvalho é o autor de Ela, uma casa familiar de mais de 700 m2 junto à Basílica da Estrela, com jardim, estacionamento e uma piscina interior.

Na rua do Alecrim, a icónica rua lisboeta que sobe do Tejo ao Chiado, o ateliê Fragmentos assumiu a reabilitação do Alecrim 51, um edifício setecentista de porte senhorial, para transformá-lo numa referência do século XXI.

No Porto, o empreendimento Entreparedes compreende a reabilitação de um imponente edifício do século XIX no centro histórico da cidade, num projeto a cargo do arquiteto Pedro Appleton, vocacionado para oferecer uma vivência genuína da cidade Invicta.

Os projetos da Vivium destinam-se a pessoas viajadas que queiram ter um espaço especial em Portugal, gozando da autenticidade singular do lugar mas também de todas as mordomias contemporâneas: tradição portuguesa com uma visão cosmopolita, legado e inovação em subtil e perfeito equilíbrio.

Carmim, Carnide — Lisboa
Carmim, Carnide — Lisboa


Entreparedes, Ribeira — Porto
Entreparedes, Ribeira — Porto

“Boutique” de promoção imobiliária

«Somos uma ‘boutique’ de promoção imobiliária. Os projetos são especificamente selecionados para os nossos clientes, o que nos leva a ter uma minuciosa atenção em cada pormenor», afirma Rami Moughabghab. «A concorrência, a certos níveis, baixa as expectativas e a qualidade final. Queremos criar o nosso próprio mercado, onde isso não aconteça».

Para definir o seu próprio mercado, a Vivium participa em todas as etapas da promoção imobiliária, desde a procura das oportunidades até à venda da casa, passando pela elaboração do conceito, a realização do projeto e a sua construção. Cada elemento é cuidadosamente inserido no contexto e redefinido pelo espaço que ocupa. Cada ângulo e cada linha são perfeitamente ajustados para esculpir o ambiente. Os acabamentos, sem exceção, são da mais alta qualidade, procurando a relação perfeita entre estética e conforto e, em definitiva, promovendo o bem-estar.

Em relação aos efeitos da pandemia mundial no mercado e as adaptações que isso aportará, o diretor da Vivium nota que «há mais procura de casas independentes, com espaços exteriores. Também temos de repensar os espaços interiores, incluindo um escritório em casa ou uma sala de passatempos ou jogos, por exemplo. A nossa oferta, nesse sentido, está a ser muito bem recebida».

Para além de uma forte aposta por Portugal e apesar da sua breve trajetória, a Vivium já desembarcou também na Grécia, com dois projetos, um em Atenas e outro na ilha de Paros.

Námar, Belém — Lisboa
Námar, Belém — Lisboa

Para mais informações visite o site https://viviumproperties.com/