Está em curso o projeto do Pinheirinho, o projeto turístico de 1.700 milhões de euros da portuguesa VIC Properties na zona da Comporta.
No Pinheirinho vai surgir um novo destino premium, com dois hotéis de luxo com marcas internacionais de renome e Branded Residences, moradias operadas sob os requisitos destas mesmas marcas. Terá também moradias e apartamentos situados num anfiteatro natural, junto ao pinhal e campo de golfe com 18 buracos, desenhado por Santana da Silva. A propriedade terá várias infraestruturas e instalações desportivas e amenities para famílias, como lojas e serviços, e acesso direto ao areal praia do Pinheirinho, com clube de praia.
No arranque das vendas, estarão disponíveis lotes para construção de moradias ou moradias chave-na-mão, e algumas delas já se encontram em construção, conforme avança a VIC em comunicado.
João Cabaça, cofundador e CEO da VIC Properties, comenta: «estamos muito entusiasmados por dar vida a este extraordinário projeto na Comporta. O Pinheirinho reflete não só a nossa dedicação em criar espaços que realcem a beleza natural da sua envolvente, mas também a nossa responsabilidade para com a comunidade local e o seu ambiente, um verdadeiro compromisso com o nosso legado na Comporta e em toda a região do Alentejo».
Completa que «a sensação incomparável de simplicidade, autenticidade e profunda ligação com a natureza, juntamente com o rico património local, é uma combinação dificilmente encontrada em qualquer outro lugar da Europa. O Pinheirinho Comporta irá seguramente estabelecer uma nova referência turística e residencial em Portugal, e não só».
Durante a fase de construção, todo o projeto criará mais de 2.000 postos de trabalho diretos, bem como mais de 1.000 postos de trabalho permanentes uma vez que o empreendimento esteja totalmente concluído.
O Pinheirinho tem atualmente uma área de 400 hectares, totalmente inseridos numa reserva natural. Foi adquirido pela VIC em 2020, e foram posteriormente adicionados ao projeto mais de 2.000 hectares de pinhal e dunas não urbanizáveis.
A área bruta de construção do Pinheirinho é de cerca de 200.000 metros quadrados. Desde a aquisição, o projeto inicial foi redesenhado pela VIC, implementando várias medidas focadas na sustentabilidade e desenvolvimento responsável do mesmo. «A VIC continuará assim a reforçar o seu compromisso para com a recuperação e preservação do património, comunidade local e envolvente natural onde opera», pode ainda ler-se no mesmo comunicado.