UDE e LOLOLO vencem Proptech Challenge da CBRE

UDE e LOLOLO vencem Proptech Challenge da CBRE

 

Este concurso europeu pretende encontrar novos talentos digitais «capazes de revolucionar o setor imobiliário através de ideias inovadoras e disruptivas». Concorreram mais de 180 projetos e mais de 320 participantes. Os finalistas foram selecionados com base no seu impacto, viabilidade e inovação.

 A UDE foi a grande vencedora na categoria “Impact Startup”. Esta solução permite medir, através de software instalado em câmaras convencionais, a “customer journey” dos utilizadores dos edifícios. Um algoritmo de Inteligência Artificial possibilita rastrear e localizar geograficamente todos os objetos de interesse (pessoas, veículos, bicicletas, etc.) em qualquer espaço através de técnicas de visão artificial sem necessitar recolher dados pessoais. A solução é aplicável em centros comerciais, escritórios ou hotéis, entre outros tipos de edifícios.

Por outro lado, a LOLOLO distinguiu-se como melhor ideia disruptiva. Trata-se de uma aplicação web que permite comparar as localizações comerciais com base nas métricas de público, tráfego e visibilidade, calculadas usando sintaxe espacial, visão artificial e Big Data. A aplicação pretende ajudar os proprietários a valorizar suas propriedades e aos retalhistas, franquias e anunciantes encontrarem locais que vão de encontro às suas expectativas.

Francisco Horta e Costa, Diretor Geral da CBRE Portugal comenta em comunicado que «o Proptech Challenge mostra a intenção clara da CBRE de se posicionar na frente das mais recentes inovações no setor imobiliário. Progressivamente, as ferramentas digitais vão passar a ser aliados fortíssimos dos profissionais, permitindo entender melhor os públicos para os quais trabalham, e a melhor forma de agilizar os processos».

A competição contou com um painel de jurados internacionais composto por CEOs e fundadores de startups, representantes de escolas de negócios e gestores do setor imobiliário e de tecnologia.

Os vencedores vão receber um prémio monetário de 20.000 euros (Startup) e 10.000 euros (Ideia), tendo ainda a oportunidade de participar num Roadshow que vai passar por Madrid, Lisboa, Berlim e Londres e participar de num programa de parceria para desenvolver os seus projetos em conjunto com a equipa da CBRE.