Cada vez mais viajantes nacionais recorrem ao Alojamento Local para explorar o país. Quem o comprova é a LovelyStay, que revela que os turistas portugueses ocupam a 4.ª posição no ranking de hóspedes dos alojamentos que gere em 2024, ficando apenas atrás de Espanha, França e Estados Unidos, e à frente de mercados como Alemanha, Reino Unido, Brasil, Itália, Canadá e Países Baixos.
Em termos de destinos preferidos, o Porto liderou as reservas realizadas pelos portugueses no ano passado, seguido pela região do Algarve e por Lisboa, embora se destaquem também os alojamentos situados no arquipélago da Madeira.
Miguel Marinho Soares, Head of Portugal da LovelyStay, comenta que «é muito gratificante verificar que os portugueses gostam cada vez mais de viajar por Portugal e descobrir os encantos do nosso país, evidenciando que o turismo nacional não é apenas protagonizado pelos estrangeiros». Por outro lado, continua o responsável, «ao mostrar que os portugueses estão entre os viajantes que mais recorrem ao AL no seu próprio país, este ranking desmistifica também a ideia de que este tipo de acomodação é apenas direcionada a estrangeiros»
De acordo com os dados da LovelyStay, 75% das reservas feitas pelos hóspedes portugueses em 2024 são de adultos sem crianças e 25% são famílias com menores. Os alojamentos turísticos geridos pela LovelyStay em Portugal tiveram um preço médio de 134 euros por noite em 2024 e registaram uma ocupação média de 72%, garantindo uma rentabilidade de até 35% superior em comparação com outras empresas do mesmo setor.
No ano passado, a empresa registou um crescimento bruto de reservas superior a 50% face ao ano anterior e alcançou um volume de negócios na ordem dos 49 milhões de euros. No ano em que celebra 10 anos de atividade, a LovelyStay tem sob a sua gestão mais de 1.500 unidades de alojamento turístico para estadias de curta e média duração em todo o território nacional, entre apartamentos, villas e ainda a gestão integrada de edifícios completos.
«Apesar das restrições ao Alojamento Local no nosso país e da instabilidade do quadro fiscal e legal, acreditamos que este é um segmento que tem todas as condições para continuar a crescer, contribuindo para a economia local e para a empregabilidade. Num setor onde as pessoas fazem toda a diferença, o sucesso estará cada vez mais associado à qualidade, um fator que é central na nossa abordagem desde sempre e que estamos a reforçar ainda mais em 2025», salienta Miguel Marinho Soares.
«A personalização e eficiência no acompanhamento dos clientes, com um gestor de conta dedicado a cada proprietário, é o maior diferencial da LovelyStay, a par com uma plataforma inovadora que assegura total transparência, ao permitir que os proprietários acompanhem as reservas, a rentabilidade e o desempenho dos seus imóveis em tempo real. A nossa tecnologia permite ainda otimizar os preços de forma dinâmica, garantindo a máxima rentabilidade, ao mesmo tempo que gere todo o processo, desde a gestão de reservas à manutenção, de forma totalmente integrada», infere o Head of Portugal da LovelyStay.