Turismo de Portugal lança Programa Empresas Turismo 360

Turismo de Portugal lança Programa Empresas Turismo 360

O Turismo de Portugal lançou esta semana o Programa Empresas Turismo 360, medida que faz parte do Plano “Reativar o Turismo. Construir o Futuro”.

Este novo programa tem como objetivo acelerar o processo de incorporação dos indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) nas respetivas organizações, «desafiando as empresas a, ativamente, reequacionarem as suas práticas ambientais, sociais e de governança», explica o Turismo de Portugal. «O Programa Empresas Turismo 360 aposta no desenvolvimento de ações que incluem a capacitação das empresas do turismo para a incorporação dos indicadores ESG nos respetivos processos de gestão, a disponibilização de instrumentos de monitorização, de modelos de relatórios de sustentabilidade e a promoção do reconhecimento público das organizações», pode ler-se em comunicado.

A adesão ao projeto foi formalizada por 19 parceiros, entre os quais a Confederação do Turismo de Portugal, a Associação Portuguesa de Ética Empresarial, a Banca e a Ordem dos Contabilistas Certificados, numa sessão presidida pelo Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e que contou com a participação da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Numa primeira fase, estes parceiros «darão o seu contributo na definição dos indicadores que deverão ser adotados pelas empresas do turismo e que permitirão medir o compromisso de cada uma com as dimensões ESG».

A partir de janeiro de 2022, e uma vez identificados estes indicadores, o TP «compromete-se a capacitar o setor no que à sustentabilidade diz respeito, através de ações de formação periódicas que irão manter-se ao longo de todo o Programa. Prevê-se que, durante o próximo ano, cerca de 2.000 empresas frequentem estas ações de capacitação».

Também no próximo ano deverá ser lançada uma plataforma Empresas Turismo 360, que vai permitir às empresas monitorizar diretamente o seu compromisso com os indicadores ESG definidos e, assim, obter o seu Relatório de Sustentabilidade.

Será criada a distinção Empresa Turismo 360, selo do TP para as empresas que demonstrem o seu compromisso com a sustentabilidade em todas as suas vertentes.

Luís Araújo, presidente do TP, comenta que «para a implementação e dinamização do Programa Empresas Turismo 360, é fundamental uma articulação em rede que permita o desenvolvimento de ações colaborativas ao longo das cadeias de valor que propiciem uma visão coletiva de transformação do setor e o seu posicionamento num patamar superior de desenvolvimento mais sustentável, responsável e capaz de gerar mais valor acrescentado. Este é, assim, mais um passo na construção do turismo do futuro».