Lisboa recebeu uma nova residência de estudantes no bairro das Olaias. Chama-se The Mile, envolve um investimento de 35 milhões de euros e abriu neste arranque de ano letivo com 333 camas disponíveis. O projeto, promovido pela Value One e adquirido pela M&G Real Estate em 2023, surge num contexto de forte escassez de alojamento estudantil, que em Lisboa se estima rondar as 30 mil camas em falta.
O The Mile posiciona-se como uma solução de qualidade, tendo já alcançado 70% de ocupação. Esta residência de estudantes marca a primeira aposta da M&G no segmento PBSA em Portugal e integra-se numa carteira global de cerca de 9.000 camas em residências de estudantes no Reino Unido, Europa e Ásia.
O projeto disponibiliza 333 camas, distribuídas por 315 estúdios individuais e nove apartamentos duplos, a poucos minutos do Instituto Superior Técnico. A residência, com 9.730 m² e gerida pela Milestone, oferece estúdios modernos e espaços partilhados como piscina, ginásio, salas de estudo, zonas multimédia e cozinha comunitária. O edifício cumpre os mais elevados padrões de sustentabilidade, com certificação energética A e LEED Gold, e contribui para a regeneração urbana da zona envolvente.
Para Federico Bros, responsável de investimento e gestão de ativos da M&G Real Estate para a Península Ibérica, “a abertura do The Mile demonstra a capacidade da equipa em concretizar investimentos de qualidade nos mercados residenciais mais dinâmicos da Europa. Este ativo responde à necessidade urgente de alojamento estudantil em Lisboa e reflete o compromisso da M&G com a sustentabilidade e a regeneração urbana a longo prazo”.
O The Mile junta-se à carteira da M&G em Lisboa, que inclui o The Yard, um projeto de habitação flexível cuja conclusão está prevista para 2027.