Sponsored Content: SOLYD Property Developers
Pioneira em sustentabilidade na promoção imobiliária em Portugal, a SOLYD desenvolveu um Plano de Ação ESG (Environmental, Social and Governance), assegurando a elevada qualidade dos seus projetos, alinhando-os com as últimas tendências do setor e com as mais rigorosas preocupações de sustentabilidade. Desta forma, a empresa prossegue a sua missão de melhorar a vida pessoal e profissional de todos os seus clientes, desenvolvendo empreendimentos imobiliários de excelência e com a melhor relação custo-benefício. Incorporando diferentes preocupações sustentáveis na sua estratégia de negócio, estas questões estão refletidas no Plano de Ação ESG que integra, entre outros aspetos, os compromissos da empresa com os seus stakeholders e com a sociedade em geral relativamente a sustentabilidade. Estruturado em dois grandes pilares, este plano preconiza o caminho para concretizar a ambição da SOLYD de investir em edifícios de alta qualidade com um impacto positivo e simultaneamente construir relações éticas e responsáveis.
Medir a eficácia dos esforços para mostrar o seu verdadeiro impacto
Evoluindo de ano para ano, os resultados desta estratégia são divulgados publicamente pela SOLYD no seu Relatório Anual de Sustentabilidade, que já soma duas edições. A segunda edição dá a conhecer os passos dados pela empresa em 2022 para atingir vários marcos definidos no âmbito da sua integração ESG e na prossecução do seu Programa de Responsabilidade Social Corporativa, tendo em vista assegurar um impacto positivo significativo e a sustentabilidade da empresa a longo prazo. Neste Relatório foram ainda calculados e apresentados os primeiros KPIs ESG, que permitem medir a eficácia dos seus esforços, aumentando consequentemente a consciência do impacto significativo das iniciativas que desenvolveram junto dos colaboradores, na diversidade e nas comunidades em que a empresa desenvolve os seus projetos.
Entre os resultados mais significativos produzidos em 2022 no âmbito do seu plano de ação, a SOLYD destaca: a mudança para o novo escritório, a implementação de checklists ESG (Corporativa, Projeto, Due Diligence); o desenvolvimento de um roadmap de Responsabilidade Social Corporativa bianual e a implementação das iniciativas de 2022; a disponibilização de um canal de denuncias junto dos seus colaboradores e o lançamento de uma nova secção dedicada à sustentabilidade no menu do website.
Outro marco alcançado em 2022, e realçado neste documento, foi a realização do primeiro Inventário Corporativo de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), revelando que as emissões de Âmbito 1 representaram apenas 5% do total de emissões da SOLYD, enquanto as emissões indiretas originadas pela eletricidade adquirida pela empresa representam menos de 1% do total das emissões. As emissões indiretas da cadeia de valor da organização (Âmbito 3) representaram a maior fonte de emissões de GEE, sendo responsáveis por 95% das emissões nesse ano.
Relativamente aos resultados de Âmbito 3, apenas foram consideradas as categorias relacionadas com a aquisição de materiais, serviços e bens de equipamento (nas atividades corporativas), bem como as deslocações casa-trabalho e em serviço dos colaboradores, tendo em conta os dados disponíveis para o ano de referência. Entretanto, a SOLYD tem vindo ainda a desenvolver uma abordagem de recolha de dados destinada a calcular as emissões de GEE junto dos seus fornecedores, o que futuramente lhe permitirá formular um plano para reduzir e compensar as emissões de Âmbito 3 associadas aos seus projetos.
«A definição do nosso primeiro conjunto de KPI’s e o cálculo da nossa pegada de carbono foram exercícios complexos, mas cruciais para o nosso alinhamento com os futuros requisitos regulamentares em termos de reporte de sustentabilidade. Continuaremos a trabalhar no seu desenvolvimento, assim como no estabelecimento de metas e na definição de uma estratégia destinada a reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE)», afirma Cláudia Salvado, Diretora de Sustentabilidade e Compliance da SOLYD.
Utilização eficiente da energia é um objetivo global
Pese embora o seu impacto significativo nas emissões de gases com efeito de estufa, o setor imobiliário tem também potencial para ser agente de mudança em prol de um mundo mais sustentável. Com esta convicção, desde a sua fundação, a SOLYD tem sido pioneira no desenvolvimento de projetos sustentáveis, promovendo a eficiência energética, a mobilidade verde e optando por materiais sustentáveis e recicláveis.
Nesse sentido, tem levado a cabo diferentes medidas para reduzir o impacto ambiental dos seus empreendimentos, como por exemplo: assumindo a responsabilidade de garantir que todos os projetos incluem a separação e gestão de resíduos, facilitando a tarefa de minimizar e eliminar os resíduos produzidos durante a construção. No que diz respeito à eficiência energética, todos os projetos da SOLYD incluem o uso de painéis solares de elevada eficiência instalados na cobertura como fonte de energia renovável e os apartamentos têm a Certificação Energética entre A e A+ NZBE.
«A utilização eficiente da energia e dos recursos naturais é um objetivo global, não só nos nossos projetos, mas também ao nível das atividades empresariais. Acreditamos que internalizar as considerações de sustentabilidade no nosso negócio e trabalhar estas questões em conjunto com a nossa cadeia de valor e os diversos stakeholders são elementos centrais da nossa atividade, reforçando o nosso papel como agente ativo na promoção da transparência e das melhores práticas», conclui a administração da SOLYD.