Promovido pela Fundação AIP, o SIL – Salão Imobiliário de Portugal, que decorreu de 2 e 5 de Maio na FIL, registou um forte crescimento de expositores e visitantes.
Uma vez mais, o SIL realizou-se em simultâneo com a Tektónica, uma aposta que tem gerado um amplo consenso entre expositores e visitantes, dado existirem inúmeras sinergias entre o setor do imobiliário e da contrução.
Os dois eventos ocuparam mais de 35.000 metros quadrados de exposição e ainda o FIL Meeting Center, onde se realizaram as Conferências SIL. No seu conjunto, registou-se um incremento de visitantes, ultrapassado os 25.500, e de expositores, em número superior a 500.
Sérgio Runa, gestor do SIL, enfatizou que «este evento é por excelência o ponto de encontro para todos os intervenientes do mercado - investidores, empresários e público potencial comprador, representando um espaço vital para a concretização de negócios», dando como exemplo os «83% de visitantes profissionais e 40% de público final que declararam ter identificado oportunidades de negócio durante o evento».
Enquanto espaço de networking e de debate, o evento foi palco das Conferências SIL, que juntou especialistas, empresários e decisores políticos. De salientar, o “CNN Summit – Portugal Habita” que focou temas como a política nacional de habitação, a reabilitação urbana, o futuro do mercado imobiliário, as políticas de habituação pública e abordou ainda o papel fundamental das autarquias.
A “Conferência SIL Investment Pro, powered by APPII”, focou temas igualmente cruciais como a inteligência artificial ao serviço do imobiliário e as novas técnicas construtivas, sustentabilidade e eficiência energética.
O Guia Exclusivo dos Fabricantes de Janelas Eficientes 2023/2024, uma publicação da ANFAJE e da Vida Imobiliária, foi oficialmente lançado durante a Tektónica, no segundo dia da feira.
SIL correspondeu às expetativas dos profissionais
Dos profissionais inquiridos pela organização, 100% considerou que o SIL correspondeu às expetativas, tenciona repetir a visita e recomendaria a mesma. É também unânime a opinião dos visitantes profissionais, que consideram que o SIL é muito importante para a projeção internacional do setor.
De realçar ainda os 83% que afirmaram estar muito satisfeitos com o programa de conferências. No que reporta ao Público, 92% considerou que a exposição superou as expectativas e 97% tenciona não só repetir a visita, como recomendaria a mesma. Nesta edição dos Prémios SIL do Imobiliário foram entregues 13 prémios em cada uma das categorias a concurso e duas menções honrosas.