Ricardo Valente é o novo diretor-geral da Savills Porto

Ricardo Valente, diretor geral da Savills Porto
Ricardo Valente, diretor geral da Savills Porto

A Savills Portugal anunciou esta quarta-feira a nomeação de Ricardo Valente como diretor-geral da Savills Porto. Fica, assim, à frente das operações da consultora na região Norte do país.

Ricardo Valente vai agora liderar uma equipa de 32 profissionais, fazendo uso da sua experiência e visão para reforçar a presença e o crescimento da empresa na região.

O responsável tem mais de 30 anos de experiência nas áreas da economia, empreendedorismo, finanças e gestão autárquica, distinguindo-se «pelo seu profundo conhecimento do mercado e uma visão estratégica apurada», segundo a Savills. Desde 2016 que tem desempenhado papéis de destaque na Câmara Municipal do Porto, incluindo o de Vereador da Economia, Turismo e Comércio, bem como Vereador das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização e Vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo. Adicionalmente, foi Administrador Não Executivo da Porto Vivo, SRU, e Presidente do Conselho de Administração da GO Porto - Gestão e Obras, EM.

Ricardo Valente é também professor há 30 anos na Faculdade de Economia da Universidade do Porto nas áreas de finanças empresariais e gestão do risco. Também exerceu funções da Porto Business School.

Paulo Silva, Head of Country da Savills Portugal, comenta em comunicado de imprensa que «o Ricardo Valente, para além da excelente pessoa que é, tem um percurso ímpar com uma experiência resultante de um percurso que combinou o mundo corporativo, a academia e, nos últimos anos, a esfera pública, que lhe proporciona uma visão global, abrangente e moderna. A sua liderança será sem dúvida uma mais-valia para a Savills Portugal e para o desejado impulso que pretendemos conferir à nossa presença no norte do País, mantendo-nos fiéis aos nossos padrões de qualidade e inovação nos serviços que prestamos. Estamos certos de que os nossos clientes rapidamente irão sentir o impacto da presença na Savills de alguém que, no âmbito das equipas em que participou, prestou um serviço tão elevado para a cidade do Porto, para o Norte do país e consequentemente para Portugal, conferindo-lhe a notável presença e visibilidade que hoje tem no panorama internacional e para a qual pretendemos continuar a contribuir».

Por seu turno, Ricardo Valente destaca que «esta foi uma proposta irrecusável pois, fazer parte de uma empresa com presença mundial, focada no mercado português, onde tem apostado de forma sustentada e assente nas melhores práticas da indústria, é um desafio deveras aliciante num momento de enormes desafios, mas também de oportunidades para o país. O Porto e o Norte de Portugal podem esperar um reforço na criação de valor para os territórios e seus agentes económicos por parte das equipas da Savills».