Habitação

PRR vai aplicar novos fundos europeus em habitação para 26.000 famílias

Ana Tavares |
PRR vai aplicar novos fundos europeus em habitação para 26.000 famílias

No âmbito da Nova Geração de Políticas de Habitação, o Governo já tinha referido que queria resolver a situação destas 26.000 famílias até 2024, que vivem sem habitação condigna. Assim, serão alocados 1.250 milhões de euros para a construção de casas novas ou em trabalhos de reabilitação, avança o Expresso. Esta verba deverá ser aplicada através das autarquias ou do Instituto Nacional de Reabilitação Urbana.

O executivo continua a trabalhar na aplicação prática dos fundos que vão chegar da União Europeia. Além da área da habitação, deverão ser investidos também na melhoria da eficiência energética dos edifícios empresariais e habitacionais, num total de 609 milhões de euros.

Está prevista a criação de 8.000 camas de cuidados continuados, na aquisição de novos meios diagnósticos na saúde, na digitalização e agilização dos serviços públicos, na ciência e reconversão de trabalhadores, na área dos incêndios e ordenamento do território, ou em novas estações de tratamentos de lamas. Já foi avançada também a intenção de investir nos transportes públicos de Loures e Porto, ou em novos acessos rodoviários para Espanha.