Proptech Clickalia chega a Portugal

Proptech Clickalia chega a Portugal

A proptech espanhola Clikalia, que opera na compra e venda de imóveis, segue a sua expansão internacional, e acaba de chegar a Portugal, onde vai começar por atuar na zona da Área Metropolitana de Lisboa, com uma equipa liderada por Brian Moreno.

A empresa identifica em Portugal «uma forte retoma nas transações, com preços crescentes para a compra ou aluguer de um imóvel». Acredita que «o crescimento sustentado da economia portuguesa, o bom tempo, a estabilidade institucional e a qualidade de vida são alguns dos fatores que consolidaram o país como um destino internacional de topo para trabalhadores, estudantes, promotores e investidores». Por outro lado, «graças à adoção de medidas fiscais e à concessão de autorizações de residência, o mercado imobiliário português está a atrair um interesse crescente por parte dos investidores estrangeiros».

A tecnologia da Clikalia «garante aos vendedores liquidez imediata, elaborando uma oferta pelo seu imóvel 24 horas após a sua a avaliação e, se aceite, a operação é realizada no prazo de 7 dias», explica a empresa em comunicado. Fechada a compra, a Ckikalia otimiza os imóveis, e revende os mesmos totalmente remodelados, «tornando-os mais eficientes e sustentáveis do que quando foram obtidos».

Brian Moreno, Country Head Portugal, vai liderar a empresa no nosso país, mantendo as suas funções como diretor financeiro global da Clilkalia. Considera que «esta nova abertura responde ao ambicioso plano de internacionalização da Clikalia e prevê uma aposta de valor em Portugal, pelos evidentes laços culturais, económicos e geográficos que nos unem, já que este mercado atravessou um grande crescimento nos últimos anos e mantém umas perspetivas excelentes. Queremos revolucionar o Real Estate português, aplicando a tecnologia, acelerando processos e reduzindo custos, como já foi feito no mercado espanhol».

De recordar que A empresa recebeu nos últimos meses a maior ronda de financiamento venture capital de sempre em Espanha, com um financiamento série B de 460 milhões de euros, liderada pela Fifth Wall, o maior fundo de proptech a nível global. No final de janeiro, anunciou uma nova ronda de financiamento série C, de 75 milhões de euros, liderada pelo japonês Softbank.

Fundada em 2018 em Espanha, a Clikalia opera atualmente nos mercados de Madrid, Barcelona, Sevilha e Málaga, além do México, e também se deverá expandir no país vizinho nos próximos tempos, depois da abertura em Portugal.

A entrada da Clikalia em Portugal foi assessorada pela sociedade de advogados SRS.