Proprietários começam a reduzir o preço de venda dos imóveis

Proprietários começam a reduzir o preço de venda dos imóveis

O alerta é dado por Pedro Lancastre, diretor geral da JLL em Portugal, que numa entrevista à Lusa explica que cerca de 70% dos proprietários já estão a descer o valor de venda dos seus imóveis. Atesta que «está a haver uma suavização do aumento dos preços, já não têm continuado a subir nas casas novas. E nas casas em segunda mão até se sente um acerto nos valores, que estão a descer», e avisa que «quem dita é o mercado, que é quem compra».

O responsável acredita que, depois dos 25.000 milhões de euros movimentados no ano passado no mercado residencial, o valor poderá repetir-se novamente este ano.

A JLL, por seu lado, vendeu casas a 50 nacionalidades diferentes nos últimos 12 meses, e já faturou perto de 15 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, valor em linha com o período homólogo do ano passado.

As perspetivas são otimistas, mas este especialista aperta para o tempo de aprovação dos projetos, que «está a levar ao desespero muitos promotores, sobretudo estrangeiros. Demoram muito, por vezes mais de dois anos, e isso é assustador», não só no segmento residencial.

Por outro lado, os preços de construção são outro dos entraves apontados: «há mais procura do que oferta, o que afeta também os projetos de alguns promotores que têm que aumentar os preços. Quem paga é o consumidor final».