Projeto “Casa em Freamunde” vence 1º edição do Prémio Manuel Graça Dias

Projeto “Casa em Freamunde” vence 1º edição do Prémio Manuel Graça Dias

O Prémio Manuel Graça Dias, dst — Ordem dos Arquitectos, Primeira Obra — reconhece e celebra a «qualidade da arquitetura produzida pelos arquitetos com formação recente, como modo de incentivar a prática profissional, no sentido da inventividade, considerações ambientais, boas-práticas, no quadro das medidas de informação, sensibilização e educação, da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem», em comunicado no site da OA.

Nesta 1ª edição do prémio que celebra Manuel Graça Dias, figura da arquitetura portuguesa, galardoou a “Casa em Freamunde”, da autoria dos arquitetos Ricardo Leitão e Rita Furtado. O prémio será entregue a 11 de abril, às 17:30, no LU.CA - Teatro Luís de Camões, em Lisboa.

Foram registadas 31 candidaturas que «foram avaliadas em função da afirmação da importância, valor e mensagem a transmitir com esta primeira edição do Prémio», em comunicado. A Casa em Freamunde, de 2021, é uma obra de raiz, construída em contexto urbano descaraterizado.

O Júri da primeira edição do Prémio Manuel Graça Dias, dst-Ordem dos Arquitectos, Primeira Obra, foi presidido por Sergio Fernandez e integrou os arquitetos Sofia Isidoro (por indicação do Ministério da Cultura), Ana Vaz Milheiro (por indicação da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte) e Inês Vieira da Silva e Egas José Vieira.

O Júri atribuiu ainda uma primeira menção honrosa ao segundo trabalho mais votado, referente à candidatura “Casa-Atelier”, da autoria da arquiteta Maria João Rebelo.