Primeira edição da Espinho Habita | Jornadas da Habitação decorre entre 11 e 13 de maio

Primeira edição da Espinho Habita | Jornadas da Habitação decorre entre 11 e 13 de maio

Entre 11 e 13 de maio de 2022, decorre a primeira edição da Espinho Habita | Jornadas da Habitação, uma ação promovida pela Câmara Municipal de Espinho.

Neste evento a objetivo será a reflexão sobre as problemáticas associadas às políticas habitacionais e a sua correlação com os fenómenos urbanos e de coesão territorial.

Sendo a habitação um direito fundamental o debate e a partilha de experiências permitirá também agregar contributos para construção do Programa Municipal Espinho Casa Acessível, que visa garantir, a médio prazo, o acesso a habitação digna para todos os munícipes.

A materialização do Programa 1º Direito e a consolidação da Estratégia Local de Habitação, e a recolha de contributos para a construção dos programas municipais de Arrendamento Acessível e Incentivo à Aquisição, são alguns tópicos a serem discutidos no evento.

Miguel Reis, Presidente da Câmara Municipal de Espinho, atenta para o objetivo de «encontrar as melhores respostas, e soluções para as operacionalizar, que permitam enfrentar as dificuldades e constrangimentos identificados – oferta muito inferior à procura para aquisição de habitação, escassez de fogos no mercado de arrendamento e uma forte pressão no mercado imobiliário».

A primeira edição da Espinho Habita - Jornadas da Habitação contará com a presença de técnicos, decisores e académicos de diferentes instituições.