Preços de venda da habitação inalterados em outubro

Preços de venda da habitação inalterados em outubro

Volta-se assim ao registo de estabilidade dos preços registado durante a pandemia, revelam os mais recentes números do Índice de Preços Residenciais apurado pela Confidencial Imobiliário. Em outubro, o preço médio de venda das casas em Portugal atingiu os 1.607 euros/m², com um tempo médio de venda da habitação de 6 meses, mostra o SIR – Sistema de Informação Residencial.

No mês de setembro, o preço das casas desceu 2,1% em termos mensais, a maior variação negativa em cadeia registada nos últimos 9 anos, e que quebrou o percurso de estabilidade iniciada em março.

Face ao período homólogo, a subida dos preços voltou a abrandar em outubro, numa variação de 6,7% face a outubro de 2019, o segundo mês consecutivo em que a valorização homóloga se situa abaixo dos 2 dígitos – algo que tinha acontecido pela última vez em junho de 2017.

De recordar que o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário acompanha a evolução dos preços de transação de habitação, sendo apurado a partir dos dados reportados ao SIR-Sistema de Informação Residencial desde 2007.