Preços das casas descem 6,4% na Baixa e Centro Histórico do Porto

Preços das casas descem 6,4% na Baixa e Centro Histórico do Porto

No primeiro semestre deste ano, os preços das casas no conjunto das Áreas de Reabilitação Urbana da Baixa e Centro Histórico do Porto registaram uma quebra de 6,4% face ao semestre anterior, invertendo a subida semestral de 11,6% que os preços tinham registado no 2º semestre do ano passado.

É o que mostra o Índice de Preços da Baixa e Centro Histórico do Porto, da Confidencial Imobiliário, que monitoriza o comportamento dos preços neste território, e identifica este contraste no desempenho semestral que não é inédito. Ao longo dos últimos 4 anos, segundo a Ci, «é comum observarem-se oscilações entre variações positivas e negativas, algumas das quais com amplitudes vincadas».

Esta descida semestral impactou a valorização homóloga dos preços, que se manteve positiva, travando de 13,7% no 2º semestre de 2021 para 4,4% no 1º semestre de 2022.

A Ci nota também que «anteriormente as oscilações acentuadas entre as variações semestrais observaram-se em contextos de contração ou estabilização do investimento imobiliário, ao passo que agora se verifica num momento de expansão da atividade». No 1º semestre deste ano, foram investidos 141,8 milhões de euros na compra de imóveis nas ARUs da Baixa e Centro Histórico do Porto, mais 28% que no semestre anterior, colocando a atividade em níveis pré-pandemia.