Um estudo do RentalReady, software de gestão de propriedades da GuestReady, revelou que os portugueses estão no top 3 dos hóspedes mais exigentes e críticos das suas estadias em alojamentos e casas de férias. A análise, baseada em mais de um milhão de avaliações, aponta a limpeza e a relação qualidade-preço como os fatores que mais desapontam os hóspedes portugueses, italianos e espanhóis, resultando em classificações mais baixas.
Hóspedes espanhóis lideram as avaliações mais críticas
Os espanhóis surgem no topo da lista dos que mais frequentemente atribuem avaliações de 1 estrela (3%) e são também os que menos concedem 5 estrelas (48%). Entre os italianos, é mais comum uma avaliação de 3 estrelas (4%), enquanto os neerlandeses se destacam por evitar extremos, com uma baixa percentagem de classificações de 1 estrela (1%) e 5 estrelas (49%), preferindo 4 estrelas (37%).
Por outro lado, os norte-americanos são considerados os hóspedes mais satisfeitos, com 68% a atribuir a classificação máxima de 5 estrelas. Britânicos e brasileiros completam o pódio, ambos com 64% das avaliações no máximo.
Apesar de atribuirem uma quantidade significativa de avaliações de 5 estrelas, os portugueses ocupam o terceiro lugar no ranking dos hóspedes mais exigentes e críticos, aproximando-se dos italianos e espanhóis.
“Hóspedes portugueses prestam muita atenção ao detalhe ”
«Entender como as diferentes nacionalidades avaliam as suas experiências é crucial para a nossa indústria», explica Joe Siart, Managing Director do RentalReady. «Estes números mostram que, por exemplo, os hóspedes portugueses prestam muita atenção ao detalhe. E essa perceção permite aos nossos gestores de propriedades, que operam nos mercados preferidos pelos portugueses, trabalhem para responder às expectativas, podendo assim melhorar o serviço».
Como explica o Managing Director do RentalReady, «uma propriedade pode acumular uma esmagadora maioria de avaliações de 5 estrelas, mas as plataformas exigem excelência contínua. Uma quebra repentina de avaliação, como dois comentários de 3 estrelas, ou até 4, se falarmos de períodos de época baixa e com menos reservas, podem ser motivo para que um anúncio seja bloqueado e saia do ar, impedindo o alojamento de ser novamente reservado».
O estudo do RentalReady reflete uma análise global das avaliações de milhares de unidades de alojamento, com especial foco em mercados europeus, do Médio Oriente, África e América do Norte.