Porto e Norte foi a região que recebeu mais hóspedes este ano

Porto e Norte foi a região que recebeu mais hóspedes este ano

A região do Porto e Norte recebeu entre janeiro e setembro mais de 2 milhões de hóspedes, «o que lhe confere a liderança no ranking a nível nacional», segundo o Turismo do Porto e Norte.

Segundo os dados do INE, só em setembro, a região recebeu 448.000 hóspedes. O valor acumulado desde o início do ano está «já perto de 50% do valor registado em 2019, durante o período homólogo», segundo o TPN.

Em setembro, registaram-se 837.000 dormidas, num total acumulado de 4 milhões desde janeiro, metade do acumulado no período homólogo de 2019. A estada média subiu cerca de 4% face a 2019, passando a ser de 1,87 noites.

Os proveitos totais somaram os 48,5 milhões de euros neste mês, num total de 501,7 milhões de euros no período acumulado, 46,18% do valor de igual período de 2019.

Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, considera que «em 2023, a região vai recuperar os patamares que tinha em 2019». Acredita que os números refletem a estratégia implementada pela entidade «para reerguer o setor, apoiando a reposição da conectividade aérea, potenciando a internacionalização pela digitalização da oferta, acelerando a estruturação de produtos de acordo com o perfil do turista no pós-pandemia e, porventura mais importante, acreditando que o governo irá manter os apoios às empresas do setor», cita o Negócios.

Completa que «o setor do turismo está de volta, esperemos que a pandemia não dite novos condicionalismos. A recuperação será tanto mais rápida quanto menor for o impacto da vaga que agora se anuncia e que já é visível em alguns países europeus», conclui.