Porto eleito como a melhor cidade europeia na atração de investimento

Porto eleito como a melhor cidade europeia na atração de investimento
Fotografia de vwalakte, Freepik.

O Porto foi novamente reconhecido pelo Financial Times como a melhor cidade europeia do futuro na área de estratégia de atração de investimento direto estrangeiro (FDI), na categoria FDI Strategy – Grandes Cidades.

São já quatro anos consecutivos em que o Porto se posiciona entre as Cidades Europeias do Futuro. Na edição de 2025, a política de atração de investimento do município superou a de Antuérpia (Bélgica), Glasgow (Escócia), Leeds (Reino Unido), Düsseldorf (Alemanha) ou Torino (Itália).

«É com um profundo e sustentado sentimento de conquista que o Porto recebe, uma vez mais, esta ilustre distinção, prova da capacidade que a cidade tem para desenvolver uma estratégia de promoção de investimento que se mantém, consistentemente, como uma das mais bem-sucedidas da Europa», afirma Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, citado em comunicado.

O presidente da autarquia acrescenta que a cidade «se orgulha de receber um prémio que comprova e dá continuidade ao seu estatuto histórico enquanto um polo de iniciativa e desenvolvimento».

Atribuída anualmente pela fDi Intelligence, uma publicação do Financial Times, a distinção premeia a estratégia de cidades e regiões europeias, avaliando os resultados no último ano e as políticas em vigor para os alcançar. A fDi Intelligence considerou o Porto «um importante núcleo de talento nos domínios da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, assim como um emergente centro de negócios digitais inovadores na Europa».

Referindo o contínuo «desenvolvimento de clusters em serviços digitais e de tecnologias de informação», que contribui para a atração de grandes multinacionais, a publicação sublinha que «é com um profundo sentimento de dever cumprido que o Porto volta a receber esta reconhecida distinção».

InvestPorto já atraiu mais de dois mil milhões

Para este reconhecimento, acrescenta a fDi Intelligence, contribuiu a estratégia de desenvolvimento económico promovida pela InvestPorto, a divisão municipal especializada na captação e facilitação de projetos de investimento direto estrangeiro, cujo apoio a empresas já se materializou num investimento que ultrapassa os dois mil milhões de euros e na criação de perto de 28 mil postos de trabalho locais.

O júri assumiu-se, ainda, impressionado com ações municipais de apoio a start-ups locais, como a ScaleUp Porto, e não deixou de referir o facto de a cidade ter atraído, também, a abertura de um escritório da Organização Mundial de Saúde, «com foco na tecnologia, robótica e empreendedorismo na saúde, que ajudará a colocar Portugal na vanguarda da inovação tecnológica nos serviços de saúde».

A cerimónia de entrega dos prémios “fDi European Cities and Regions of the Future” terá lugar a 11 de março, em Cannes, França, no decurso do MIPIM, uma das maiores feiras de investimento imobiliário da Europa. A cidade marcará presença neste evento juntamente com os municípios de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia, ao abrigo do Greater Porto.