O portfólio de Land Bank, com valor comercial aproximado de 400 milhões de euros, está à venda no mercado. A JLL e a CBRE, em co-exclusivo, vão liderar a comercialização de uma carteira com ativos para promoção imobiliária nas regiões de Lisboa e Algarve. Este portfólio agrega uma área potencial de construção de perto de 490.000 m².
O Novobanco, vendedor, pretende concluir este processo de comercialização no decorrer de 2023. Na região de Lisboa, mais de 130.000 m² correspondem a um terreno localizado na zona das Amoreiras. Está previsto, no local, o desenvolvimento de habitação, escritórios e retalho.
Outros 88.000 m² de potencial de construção na capital correspondem a um segundo ativo na zona do Parque das Nações, que permite o desenvolvimento de um projeto de escritórios, serviços e retalho. O concelho de Oeiras acolhe outro dos ativos, nomeadamente um terreno inserido no empreendimento Cabanas Golf, que conta com uma área bruta de construção potencial de 80.000 m² para habitação, turismo e retalho.
No Algarve, o portfólio integra um terreno em Portimão que apresenta mais de 110.000 m² de área potencial de construção junto à marina, e onde poderá vir a nascer habitação, turismo e retalho. O último dos ativos situa-se na vila do Carvoeiro (concelho de Lagoa) e prevê mais de 68.000 m² de construção de uso turístico e residencial na afamada zona de Benagil.
“São terrenos muito bem localizados, para a promoção de projetos de referência no panorama nacional”
Gonçalo Santos, Head of Capital Markets da JLL Portugal, considera que «numa altura em que constatamos uma escassez de terrenos de qualidade para promoção, sobretudo junto aos grandes centros residenciais e turísticos, a chegada deste conjunto de ativos ao mercado é muito relevante e oportuna. São terrenos muito bem localizados, para a promoção de projetos de referência no panorama nacional, com uma escala significativa, em zonas onde praticamente já não existem muitas oportunidades para o desenvolvimento de projetos de construção nova e de qualidade, como é o caso das Amoreiras».
O Head of Capital Markets da consultora assume que «por todas estas razões, estamos confiantes de que irão despertar a atenção de grandes promotores e investidores, tanto internacionais como nacionais, que procuram novas oportunidades para investir e para quem a escala é, a par da localização, um fator crítico».
“Esta oportunidade irá despertar um grande interesse na comunidade de promotores e investidores nacionais e internacionais”
Para Nuno Nunes, Senior Director de Capital Markets da CBRE, «esta é uma oportunidade de investimento única para promoção imobiliária em Portugal. A escala dos ativos, as suas localizações e mix de usos, fazem deste um portefólio de elevadíssima qualidade e até raridade. Os usos nas diferentes localizações contemplam diversos setores, desde residencial, turístico e escritórios. Estamos convictos que esta oportunidade irá despertar um grande interesse na comunidade de promotores e investidores nacionais e internacionais, que olham para esta operação como uma excelente oportunidade para entrar ou expandir a sua pegada imobiliária no nosso país».