A Urbanitae começa a operar em Portugal, onde será liderada por Simão Cruz como diretor nacional. Fundada em 2017, a plataforma espanhola de crowdfunding imobiliário permite a qualquer investidor participar em grandes projetos imobiliários a partir de um investimento mínimo de 500 euros e através de um processo simples, 100% online e sem papel.
Desde junho de 2019, esta empresa espanhola financiou projetos por mais de 200 milhões de euros, avançando agora com o seu plano de internacionalização que inclui a aposta em Portugal.
Urbanitae quer atingir volume de negócios de 20 milhões em projetos financiados em Portugal
No seu primeiro ano de atividade em Portugal, a Urbanitae pretende atingir um volume de negócios de 20 milhões de euros em projetos financiados. Para a implementação da estratégia no mercado português, conta com uma equipa liderada por Simão Cruz, um profissional com mais de 15 anos de experiência em Portugal nas áreas financeira e imobiliária.
Portugal e França são os dois primeiros mercados no roteiro do plano de expansão da Urbanitae, que conta finalizar a sua entrada em Itália nos próximos meses. O objetivo da Urbanitae é tornar-se na maior plataforma de crowdfunding imobiliário da Europa no prazo de dois anos.
«Em 2022, o financiamento participativo arrecadou 2,8 mil milhões de euros no continente europeu, duplicando o número de operações, e as previsões de crescimento futuro são muito elevadas. Por isso, queremos aproveitar o nosso historial em Espanha e o sucesso do modelo que consolidámos para ocupar uma posição relevante neste mercado», refere Diego Bestard, CEO da Urbanitae.
«O financiamento participativo está a crescer rapidamente em Portugal. É cada vez mais importante como alternativa de financiamento para o setor do imobiliário e, ao mesmo tempo, está a ganhar presença entre os pequenos e médios investidores devido ao seu elevado potencial de rentabilidade», indica Simão Cruz, diretor nacional da Urbanitae em Portugal.
Até à data, a Urbanitae, conjuntamente com mais de 70 promotores, efetuou mais de 120 operações de financiamento, através de mais de 75.000 investimentos. Além disso, a empresa liquidou um total de 29 projetos no valor de 31 milhões de euros, todos eles com lucros para os investidores.