Plano do Governo vai relançar o turismo com €6.112M

Plano do Governo vai relançar o turismo com €6.112M

O Plano Reativar o Turismo, Construir o Futuro foi oficialmente apresentado esta sexta-feira por Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, que anunciou um investimento de 6.112 milhões de euros neste setor, para triplicar a receita turística para mais de 27.000 milhões de euros em 2027. 4.075 milhões serão financiados pelo Banco Português do Fomento, e 3.000 milhões de euros serão canalizados para apoiar as empresas do setor.

«O nosso objetivo é chegarmos a 2027 no nível que projetámos em 2017. Em 2017 projetámos um ritmo de crescimento da receita turística que atingisse 27.000 milhões de euros em 2027. A crise podia-nos deixar abaixo deste objetivo. O nosso plano visa colocar-nos nesse nível e até, se possível, superá-lo», explica o ministro, citado pela Lusa e pelo Observador.

Na mesma apresentação do plano, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, considerou que este plano é «simbólico» e que representa «um virar de página». Destacou: «temos condições de voltar à nossa rota de crescimento. Nessa perspetiva apresentamos hoje um plano que não assenta em reformas estruturais, que basicamente visa acelerar a competitividade do nosso setor, garantindo que possamos juntos alcançar as métricas que nos propusemos a atingir, devidamente plasmadas na Estratégia Turismo 2027», cita o Económico.

«Acreditamos que a estratégia que gizamos para o setor – gizada há uns anos – se mantém coerente e oportuna. Temos condições para a acreditar que todos os objetivos que atingimos até então podem ser reforçados e temos a ambição de concretizar em 2027 o nível de receitas turísticas que perspetivamos atingir já há uns anos», completa.