Em 2022, o BNP Paribas anunciou a aquisição de dois dos três edifícios do complexo empresarial EXEO – o Aura e o Echo, localizados no Parque das Nações, em Lisboa. A fase de obras dos interiores dos escritórios vai agora começar, com conclusão prevista para o 1º trimestre de 2025. O projeto de Arquitetura de Interiores teve por base um estudo aprofundado e rigoroso de Workplace Design strategy, ambos liderados pela Openbook.
Com uma área total aproximada de 30.000 metros quadrados, o novo hub do BNP Paribas é um projeto que nasce da vontade do grupo em centralizar num único local a maioria das suas equipas, até agora dispersas por diversas zonas de Lisboa. Nos diversos espaços que serão criados, o novo HUB do BNP Paribas contará ainda com um auditório, salas de formação, salas multiusos, centro médico, cafetarias, terraços e um piso dedicado a eventos.
Esta estratégia permitirá criar um espaço desenvolvido à medida da empresa e que será adaptado às necessidades em constante evolução dos colaboradores, promovendo a inovação, a colaboração, o dinamismo e o bem-estar no local de trabalho.
O desenvolvimento da Workplace Design Strategy, a cargo da Openbook, teve como principal objetivo a criação de um ambiente funcional que prioriza o bem-estar dos colaboradores e que otimiza a produtividade, com base na diversidade, flexibilidade, conforto e inovação. O BNP Paribas pretendia que este espaço fosse desenhado tendo em máxima conta as necessidades de quem todos os dias utiliza o escritório.
O conceito "Highlighted Workplace", criado pelo escritório de arquitetura para o novo HUB do BNP Paribas, serve como resposta à necessidade de adaptação e foco. Baseado neste conceito, as "zonas highlighted" são espaços de contacto e comunicação, que surgem intercalados com espaços de foco e concentração e dão ritmo e compartimentação ao escritório no seu todo.
Foi ainda definida a meta de obtenção de certificações LEED e WELL Gold, dois estatutos que podem ser complementares para criar uma união mais eficaz entre o ambiente físico e o colaborador, otimizando recursos para garantir a proteção do meio ambiente.
Xavier Jombart, COO do BNP Paribas Portugal, comenta que «para o BNP Paribas Portugal este projeto significa muito mais do que apenas novos escritórios. É sobre como nós – enquanto indivíduos, enquanto instituição, e enquanto parte da sociedade – vivemos, trabalhamos e evoluímos, tanto dentro, como fora deles. Assim, era crucial não apenas que este projeto fosse totalmente centrado nas pessoas, como também que conseguíssemos materializar estes valores e ambições nos nossos espaços, e é muito entusiasmante para nós ver o resultado deste alinhamento perfeito a começar agora a ganhar forma»
Já Paulo Jervell, Partner do Grupo Openbook, refere que «o espaço de trabalho assume a dinâmica do mundo em que vivemos, com uma arquitetura criteriosa que irá permitir focar e destacar o que realmente interessa, por forma a ir ao encontro das necessidades e expetativas dos colaboradores do BNP Paribas».