Hotéis

Oferta hoteleira reforçada com 65 novas unidades em 2021

Ana Tavares |
Oferta hoteleira reforçada com 65 novas unidades em 2021
Meu Hotel Paredes

Em 2021, abriram em Portugal 65 novos hotéis, num total de 4.500 quartos. Segundo os números esta semana divulgados pela Cushman & Wakefield, na sua apresentação de balanço de 2021 e perspetivas para 2022, 45% dos novos hotéis que abriram têm 4 estrelas ou mais. Destacam-se, entre as maiores aberturas, o Ikonik Lisboa, o Moxy Lisboa Oriente ou o Hilton Porto Gaia.

Apesar do agravamento da pandemia na primeira metade do ano, o setor da hotelaria iniciou o seu processo de retoma, registando um crescimento generalizado dos seus indicadores, nomeadamente da procura interna. Entre janeiro e outubro, o número de hóspedes e dormidas registou um aumento homólogo de 23% e 30%, respetivamente, enquanto os proveitos da operação subiram 46% no que diz respeito aos proveitos totais e 37% no RevPAR.

Segundo a consultora, «a recuperação turística observada nos meses de maior facilidade de circulação de pessoas demonstrou a grande disponibilidade dos turistas em continuar a viajar e consumir os serviços disponíveis na hotelaria. Esta realidade reforçou a confiança dos investidores, permitindo a conclusão de algumas operações de relevo em formato de sale & management back, com revisões de preço ligeiras face a 2019, destacando-se os negócios no Algarve dos Tivoli Marina e Tivoli Carvoeiro e do Vilalara. Apesar de não se terem concretizado operações relevantes de sale & leaseback, estas têm sido muito procuradas, antecipando-se novidades em 2022».

Também atestando esta dinâmica, «o ano transato foi ainda marcado pelo início dos processos de comercialização das unidades de participação dos fundos proprietários geridos pelos fundos de reestruturação da ECS e Explorer, embora a ritmos diferentes, que irão seguramente estabelecer máximos históricos neste setor aquando da sua concretização».

Até ao final de 2024, está prevista a inauguração de 130 novos hotéis, num total de 11.200 quartos, um pipeline que tem sido revisto sucessivamente em baixa nos últimos anos.