Ocupação no AL aproxima-se dos 90% no início do verão

Preço médio por noite nos eventos mais recentes ultrapassou os 90 euros.
Em Lisboa, a procura recente escalou com a comemoração do Santo António.

A GuestReady revelou que o primeiro semestre deste ano foi marcado por um crescimento no turismo, com a taxa de ocupação das unidades que tem sob gestão a aproximar-se dos 90% em maio e em junho em Portugal, com o valor médio das noites a rondar os 90 euros.

Em Lisboa, a procura recente escalou com a comemoração do Santo António, que levou o preço médio por noite a ultrapassar os 100 euros, enquanto nos fins-de-semana em que se realizou o Rock In Rio a média de preços continuou a subir, registando-se nos 120 euros por noite.

Já no Porto, o Primavera Sound, que decorreu no início do mês de junho, e o São João, que teve lugar no final do mês, fizeram com o preço médio por noite ultrapassasse os 90 euros por noite no primeiro mês do verão.

Apesar dos eventos que geram um apelo especial, Lisboa e Porto são cidades procuradas o ano inteiro, salienta a GuestReady, devido aos pontos turísticos de interesse.

No entanto, os meses de verão trazem uma procura redobrada por todo o tipo de unidades no país, sobretudo as que têm piscina, estão perto da praia, do rio ou na montanha, ou que são aptas para famílias e grupos grandes. A GuestReady faz o balanço de um primeiro semestre positivo e de crescimento no turismo, tendo gerido nos primeiros seis meses de 2024 praticamente mais 3 mil reservas do que em período homólogo de 2023, consequência também do crescimento de portfólio.

«O mercado do turismo em Portugal continua a recuperar e deverá voltar a crescer este ano. Os eventos tradicionais e culturais, como a comemoração dos Santos Populares ou os festivais de música, geram sempre uma maior procura e um aumento generalizado dos preços dos alojamentos», afirma Rui Silva, diretor geral da GuestReady em Portugal.

«A realização de mais eventos, desde o concerto da Taylor Swift em maio, a estes festivais e festas, a juntar à chegada do verão oferecem perspetivas bastantes positivas para o setor do Alojamento Local, não só para próximo mês de julho, mas até para os meses seguintes», acrescenta Rui Silva.