OA organiza debate sobre alterações ao Código dos Contratos Públicos

OA organiza debate sobre alterações ao Código dos Contratos Públicos
Imagem ilustrativa

Na sequência da aprovação, por parte do Governo, das alterações ao Código dos Contratos Públicos, a Ordem dos Arquitetos vai organizar hoje um encontro na sua sede nacional, pelas 18h, para debater as consequências e impactos negativos da nova legislação. De referir que a OA, juntamente com outras entidades do setor, se manifestou contra estas alterações.

As implicações da nova legislação agora aprovada são profundas pois irão transformar o denominado regime de conceção-construção, até agora excecional, num regime geral de contratação para o edificado público, refere a OA em comunicado, considerando que a atual opção legislativa demite o Estado de cumprir a sua função e responsabilidade essencial de acompanhamento e escrutínio da construção do edificado público.

A Ordem dos Arquitetos refere que significa, ainda, uma intenção clara de fechar o acesso concorrencial à atividade de projetistas - sejam eles arquitetos, engenheiros ou paisagistas – no que toca a Obras Públicas.

No debate estarão presentes Gonçalo Byrne, Presidente da OA; Arquiteto João Luís Carrilho da Graça; Engenheiro João Appleton; Arquiteta Filipa Roseta, Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa; Engenheiro Jorge Nandim de Carvalho, Presidente da Associação Portuguesa de Projetistas e Consultores; e o Arquiteto Paisagista João Cerejeiro, Presidente da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas.