O Futuro Verde: Simplificar o carregamento elétrico coletivo em condomínios

ChargeGuru
ChargeGuru

Branded Content: ChargeGuru

Quando olhamos para o mercado residencial em Portugal, temos de destacar as soluções de carregamento coletivo como peça fundamental, que devem acompanhar o aumento significativo do número de veículos elétricos nas estradas portuguesas.

Panorama do mercado português

Em 2023, o número de carros elétricos registados no país ultrapassou as 30.000 unidades, um crescimento de mais de 70% em relação ao ano anterior, segundo o Observatório Europeu de Combustíveis Alternativos. Este aumento é impulsionado por incentivos fiscais, subsídios para a compra deste tipo de veículo e um crescente compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Inicialmente, a maioria dos utilizadores dependia de carregadores públicos, muitas vezes insuficientes e mal distribuídos. Com o avanço da tecnologia, os carregadores domésticos tornaram-se mais acessíveis e eficientes, permitindo aos proprietários carregar os seus veículos no conforto das suas casas. Ainda assim, a instalação de pontos de carregamento nos condomínios pode ser complexa.

É aqui que entra a ChargeGuru, líder no desenvolvimento e implementação de soluções de carregamento coletivo em condomínios. A empresa francesa, que entrou no mercado português em 2021, já instalou mais de 1.000 pontos de carregamento na Península Ibérica e é neste momento a rede de instaladores nº1 na Europa, com mais de 140 parceiros instaladores em Portugal e Espanha.

Com serviços que vão desde a consultoria inicial até à instalação e manutenção de pontos de carregamento, as soluções de carregamento coletivo da ChargeGuru permitem que os residentes utilizem uma infraestrutura de carregamento partilhada, otimizando custos e espaço, ao mesmo tempo que assegura uma gestão eficiente da carga elétrica disponível.

Quais são os principais desafios para os residentes em condomínios?

Um estudo do Idealista revela que apenas 37% das casas com garagem em Portugal têm a possibilidade de instalar carregadores, destacando a necessidade urgente de soluções de carregamento coletivo. Esta percentagem varia significativamente entre regiões, sendo que a Madeira lidera com 61% de casas com garagem aptas para instalação de carregadores, seguida pelo Porto (50%) e Braga (49%).

Os desafios atuais do carregamento coletivo têm de ser enfrentados pelos operadores de modo a simplificar a vida dos utilizadores:

Infraestrutura Segura e Adequada: os edifícios antigos não estão tecnicamente preparados para colocar um carregador em todos os lugares de estacionamento. Atualmente, não é um problema muito evidente, mas num futuro próximo será um problema de segurança e será necessária uma pré-instalação no edifício.

Gestão e Manutenção Simplificadas: no caso dos pontos de carregamento serem instalados pelo condomínio, este passa a ser responsável pela infraestrutura de carregamento. Já no caso da infraestrutura de carregamento ser instalada por um operador, este peso é retirado do condomínio, já  que o operador será responsável por qualquer gestão relativa aos custos, manutenção e suporte do carregamento dos veículos.

Custo elevado: é comum o condomínio não querer investir na instalação de pontos de carregamento devido ao custo. A solução de carregamento coletivo para condomínios da ChargeGuru resolve este atrito, já que o custo da implementação da infraestrutura coletiva para o edifício é assumido pela operadora.

Quais são os benefícios de uma solução de carregamento coletiva?

Uma solução de carregamento coletivo oferece múltiplos benefícios. Primeiramente, permite uma economia de escala significativa, já que permite a instalação de uma infraestrutura coletiva sem custos para o condomínio e a instalação dos pontos de carregamento solicitados terá o mesmo valor para todos os residentes que usufruírem do serviço. Já pensando num futuro mais sustentável, a gestão eficiente da energia através de sistemas inteligentes é essencial para garantir melhor gestão e eficiência energética.

Podemos também falar dos seguintes benefícios:

Escalabilidade: sendo o proprietário da infraestrutura, o instalador encarrega-se de desenvolver a infraestrutura de acordo com as solicitações dos residentes. A longo prazo pode instalar um ponto de carregamento em todos os lugares da sua garagem (mediante a solicitação dos residentes), sem nenhum custo adicional para o condomínio.

Gestão energética eficiente: Em serviços como a solução da ChargeGuru para condomínios, a gestão de carregamento é implementada para otimizar as necessidades de energia e garantir a segurança da instalação, evitando sobrecargas e garantindo que todos os veículos sejam carregados de forma eficiente.

Sustentabilidade: promove a utilização de veículos elétricos ao fornecer uma solução de carregamento prática e acessível, contribuindo para a redução das emissões de carbono.

Valoriza o edifício: a presença de infraestruturas de carregamento pode valorizar o valor dos imóveis, tornando-os mais atrativos para potenciais compradores.

Mercado residencial: um fator de sucesso na mobilidade elétrica

De acordo com a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, um cenário típico de carregamento é constituído por 75% dos carregamentos em casa. Contudo, para aqueles que residem em condomínios, a percentagem é significativamente menor. 

À medida que mais portugueses adotam veículos elétricos, a infraestrutura de carregamento deve evoluir para acompanhar esta mudança, e o carregamento coletivo é, sem dúvida, o caminho a seguir. A ChargeGuru procura responder às necessidades dos condomínios e disponibilizar soluções que promovem uma mobilidade mais sustentável e fornecer aos utilizadores de veículos elétricos a melhor experiência de carregamento doméstico possível. Para isso, assegura a qualidade, eficiência e segurança dos seus equipamentos, associado a uma enorme capacidade de responder facilmente a questões ou possíveis desafios. É isso que os clientes esperam de uma empresa como a ChargeGuru: adequar as ferramentas que tem para um futuro mais simples e mais sustentável para todos.