Novo hub tecnológico nasce em Guimarães

Novo hub tecnológico nasce em Guimarães

Guimarães tem um novo hub tecnológico, o MITH - Minho Innovation and Technology Hub, powered by Casais. Situado nas imediações do polo da Universidade do Minho, onde estão as áreas de Engenharia e Arquitetura o edifício é desenvolvido com recurso ao modelo de construção híbrida.

Com o objetivo de ser um espaço que pretende aliar tecnologia, inovação e sustentabilidade num ambiente colaborativo, o MITH vai contar com um espaço de co-work, o Sitio. O Grupo Casais assinará, em conjunto com a Universidade do Minho, a Câmara Municipal de Guimarães, a Techminho e o Sitio, um protocolo que visa o acesso a condições para empresas e projetos identificados cuja origem resulta da colaboração com uma ou mais destas três entidades signatárias do protocolo.

Trabalhar e viver

O MITH apresenta duas componentes essenciais: trabalhar e viver. O hub pretende promover um interface entre as empresas, a academia e os institutos inseridos neste ambiente, sendo, por isso, um local propício à instalação de start-ups e de empresas que pretendam dinamizar a relação com a investigação.

Em comunicado, o grupo Casais refere que poderá também ser benéfica, neste hub, a instalação de projetos em curso, mas também de empresas que beneficiem da ligação com outras entidades que estão instaladas no local. O ponto essencial é que o conceito de cada empresa alojada no MITH terá de estar relacionado com inovação e tecnologia.

Para além da vertente de trabalho, a oferta residencial é também importante, com a criação de espaços no interior do MITH onde será possível habitar e usufruir deste ambiente, que pretende ser uma comunidade sustentável e onde serão criadas ciclovias e espaços a pensar no futuro e no desenvolvimento sustentável.

«Acreditamos que o setor da construção tem de ser mais sustentável. Por isso, estamos empenhados em demostrar o potencial deste tipo de construção. Mas também sabemos que temos de estar constantemente a inovar, a procurar melhorar e em busca de novas soluções, porque é também uma exigência do consumidor. Por isso, não só construímos este hub, como estamos aqui inseridos, com os nossos colaboradores a poderem trabalhar a partir daqui, mas também queremos aprender e encontrar talento nas mais diversas aéreas – engenharia, arquitetura, tecnologia, inteligência artificial – que nos permita continuar a desenvolver e a cumprir esta nossa missão», sublinha António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.

Sitio Guimarães

Com cerca de 1.200 metros quadrados, o Sitio Guimarães vai fazer parte do ADN Work + Tech and Live que nasce em Guimarães, com a assinatura do Grupo Casais. Instalado no MITH, o Sitio Guimarães conta com cerca de 18 escritórios e 30 dedicated desks (individuais), somando, no seu todo, cerca de 200 postos de trabalho com cinco possibilidade de planos desde o escritório privado, híbrido, posto de trabalho fixo ou hot desk, bem como a opção de escritório virtual.

O SITIO foi escolhido como parceiro estratégico na criação do primeiro espaço colaborativo neste projeto que vai «acolher a atual e a próxima geração de comunidades de inovação, start-ups e scale-ups que se queiram instalar junto ao meio académico de Guimarães, nomeadamente com a proximidade à Universidade do Minho», lê-se em comunicado.

Com um forte plano de expansão e um investimento até 5 milhões de euros até 2025 para ganhar escala e capilaridade no país, o Sitio vai alargar a sua rede em quatro novas localizações de cowork em Portugal até ao primeiro trimestre de 2024.