Novembro confirma ano histórico para os escritórios de Lisboa

Novembro confirma ano histórico para os escritórios de Lisboa

Entre janeiro e novembro, o mercado de escritórios de Lisboa registou um volume de absorção acumulado de cerca de 260.000 metros quadrados, distribuídos por 186 operações, marcando já um ano recorde para este mercado.

Na análise da Savills dos números do LPI, tendo em conta a performance do mercado em comparação com 2019 e 2021, observam-se subidas do volume de absorção de 51% e 88%, respetivamente.

Frederico Leitão de Sousa, Head of Corporate Solutions da Savills Portugal, comenta em comunicado que «depois de dois anos em que o modelo de escritórios foi colocado em causa, caminhamos para um ano recorde, provando que, de facto, Lisboa é uma das mais apetecíveis localizações europeias para implementação de novas empresas. Inegavelmente, ficou provada a resiliência deste setor e 2022 será um ano extremamente bem-sucedido».

Até novembro, as zonas do Parque das Nações e as Novas Zonas de Escritórios lideraram as zonas de mercado com maior volume de absorção, com 70.000 e 50.000 metros quadrados, respetivamente.

58% do volume absorvido foi motivado pela mudança de instalações, 18% pela expansão de área e 24% pela entrada de novas empresas em Lisboa.

Já no que diz respeito à absorção por setor de atividade, o segmento TMT’s & Utilities representou 51% do total do mercado, seguido pelos Serviços a Empresas, com 17%, e pelos Serviços Financeiros, com 14%, que juntos somam 82% de todas as transações registadas no mês de novembro.


Porto supera números pré-pandemia

Também o Porto se destacou pela sua performance no acumulado até novembro, com um volume de absorção de aproximadamente 53.000 metros quadrados, que dizem respeito a 61 operações de colocação de escritórios.

Segundo a Savills, «o desempenho deste período segue em linha com a tendência de crescimento, uma vez que se encontra 58% e 31% acima do registado no mesmo período de 2019 e 2021, respetivamente».

Destacam-se como as zonas mais ativas o CBD Baixa e Out of Town, concentrando 33% e 42% do total do volume de absorção deste mercado.

Francisco Megre, consultor da Savills Portugal, salienta que «o mercado de escritórios no Porto é cada vez mais percecionado como um mercado atrativo, com excelentes oportunidades de localização. Apresenta potencial para se tornar um importante centro de negócios na Europa. Estamos muito otimistas em relação a 2023».