Nova sede no MB4 quer ser montra de serviços da Savills

Nova sede no MB4 quer ser montra de serviços da Savills

Localizado no centro de Lisboa, no nº4 da avenida Miguel Bombarda, o imóvel está a ser requalificado pelas equipas da Savills que, assim, «vê concretizada a sua estratégia de oferecer serviços integrados no setor imobiliário», refere em comunicado. Já na fase final, as obras arrancaram no final de 2020 e colocaram este edifício de autor com 40 anos na linha da frente da sustentabilidade energética e da proteção ambiental, garante a empresa.

«A altura para mudar não podia ser melhor», afirma Patrícia Liz, CEO da Savills Portugal. «Há muito tempo que o nosso espaço se manifestava exíguo face ao crescimento significativo da nossa equipa e só o trabalho em rotatividade dos tempos que vivemos, nos permitiu aguardar até aqui. O Edifício MB4 é um projeto que muito nos orgulha pelo trabalho profundo que o investidor nos permitiu realizar, é o resultado de uma vontade comum entre todos os seus stakeholders de reabilitar com foco no mundo que nos rodeia, não ficando pela rama», conta.

Através da intervenção, a sede da Savills subiu dois níveis energéticos, transitando da categoria energética B- para a categoria A, e alcançou uma poupança estimada na ordem dos 130.000 litros de água anuais. Adicionalmente, através da instalação de painéis fotovoltaicos será possível dar resposta a 26% das necessidades energéticas do edifício logo numa primeira fase, prevendo-se que essa cobertura possa chegar aos 39%. Graças a estas melhorias no seu consumo energético, a Savills poderá reduzir em 66% as suas emissões de dióxido de carbono.

«Um veículo de mudança»

Atualmente em fase de avaliação BREEAM IN USE, «este projeto contribuiu para que continuemos a desenvolver as práticas mais sustentáveis e inovadoras nos nossos projetos, implementando, em obra, soluções de sustentabilidade e monitorização com base em critérios BREEAM e WELL, procurando respostas inovadoras e flexíveis, que permitem olhar para o edifício MB4 como veículo de mudança», acrescenta Nuno Fideles, Architect & Sustainability Consultant da Savills Portugal.

Além dos espaços interiores, a mobilidade amiga do ambiente é outra das dimensões abordadas nesta estratégia de sustentabilidade do MB4, que passa a contar com postos de carregamento para veículos elétricos, com um serviço de informação para os utentes sobre a rede de transportes públicos e com um serviço de partilha de bicicletas elétricas, bem como com um parque de estacionamento para estes veículos de duas rodas.

Por outro lado, esta requalificação contemplou também a potenciação do bem-estar dos colaboradores, com a melhoria da qualidade do ar interior, com iluminação natural em mais de 80% dos espaços de trabalho e com a implementação de medidas WELL, em linha com as políticas vigentes em matéria de ESG (Responsabilidade Ambiental, Social e de Governance).

«A necessidade de aproximar pessoas e potenciar oportunidade de trabalhar de múltiplas formas está a desenhar o futuro dos espaços de trabalho. A flexibilidade foi o principal mote na configuração do novo escritório, que resultou num espaço mais ágil e colaborativo que promove soluções que funcionam individual e coletivamente. Inovar na gestão dos ambientes de trabalho é vital. Navegar agora no escritório é menos stressante e proporciona aos colaboradores várias experiências na utilização do espaço de trabalho», explica Maria Leonor Botelho, Architect Associate da Savills Portugal.

E, de acordo com a consultora, com estas transformações no MB4, é possível não só reduzir ao máximo os impactos negativos no ambiente, como também otimizar o desempenho da Savills, com a redução de custos operacionais, com benefícios fiscais fruto da subida de categoria energética, da certificação BREEAM e de sistemas de monitorização da performance energética do edifício.