Mota-Engil soma lucro de €12M até junho

Mota-Engil soma lucro de €12M até junho

No primeiro semestre do ano, o Grupo Mota-Engil atingiu um crescimento de 19% no seu Volume de Negócios, somando 1.354 milhões de euros, e de 14% no seu EBITDA (para 207 milhões de euros), alcançando em ambos os indicadores valores recordes num primeiro semestre, anunciou o grupo.

Com um resultado líquido atribuível ao grupo de 12 milhões de euros, o melhor resultado registado nos últimos seis anos, houve uma clara melhoria dos rácios de balanço e da sustentabilidade financeira.

A continuidade do desempenho comercial do Grupo Mota-Engil, possibilitou atingir novamente um novo recorde do volume de encomendas, de 9,2 mil milhões de euros.

No terceiro trimestre, a Mota-Engil celebrou contratos em Angola, México e Brasil no valor de 2,2 mil milhões de euros, registando-se entre os novos contratos projetos de dimensão média superior e concentrados nos mercados core do grupo: de acordo com o Novo Plano Estratégico do grupo, esta continuará a ser a maior aposta comercial e de investimento nos próximos cinco anos.

Relativamente ao desempenho por área de negócio, a Mota-Engil destacou o crescimento de 28% no negócio de Engenharia e Construção, impactado de forma muito relevante pelo crescimento de 54% em África, com Angola e Costa do Marfim a surgirem em destaque, onde a faturação duplicou neste período face ao período homólogo. A Mota-Engil destacou ainda o crescimento da atividade em Portugal com +18%, após o crescimento de 11% em 2021.

Em termos de gestão financeira, o grupo manteve os seus compromissos de investimento em linha com o projetado no início do ano com um CAPEX de 108 milhões de euros, 55% relacionados com investimento de crescimento e em contratos de médio e longo prazo.

De destacar ainda o aumento de 34% no capital próprio da Mota-Engil, que, segundo o grupo, «reforça a sustentabilidade do balanço, assim como as condições para a concretização plena do Plano Estratégico».