MOME garante gestão das cooperativas em “todas as fases do projeto”

Projeto Hera.coop, no Carvalhido, Porto.
Projeto Hera.coop, no Carvalhido, Porto.

A MOME trata-se de uma gestora de cooperativas de habitação, que apresenta um modelo inovador, profissional e transparente. Participada da +urbano, a MOME destaca-se por projetar, desenvolver e construir soluções de habitação funcionais, confortáveis e ecológicas, a preço de custo «sem sacrificar a qualidade e durabilidade», lê-se em comunicado.

A gestão profissional chega assim às cooperativas de habitação; a MOME presta um conjunto alargado de serviços técnicos especializados em todos os aspetos que envolvem a criação de uma habitação, tais como projeto, licenciamento, financiamento, construção ou escritura. A empresa fica responsável, assim, por todas as fases do projeto, desde a conceção à escritura de cada unidade, facilitando todos os passos e burocracias necessárias.

A proposta de valor da MOME baseia-se em quatro pilares: inovação, transparência, equipa e sustentabilidade. A gestora de cooperativas recorre a métodos de construção modernos, destacando-se, aqui, a redução progressiva de utilização do betão e do aço, o que permite acelerar a descarbonização do imobiliário.

Francisco Rocha Antunes, fundador e presidente executivo da MOME, explixa que «este sistema não é novo – as primeiras cooperativas de habitação portuguesas datam de 1894. A novidade reside no modelo de gestão cooperativo que a MOME desenvolve e implementa, capitalizando mais de 30 anos de experiência no setor imobiliário”. E continua: “As cooperativas de habitação têm várias vantagens, desde logo a possibilidade de adquirir habitação a preço de custo, o que é (e sempre foi) uma enorme vantagem para as famílias. Através do nosso modelo de gestão cooperativo aumentamos a eficiência financeira dos cooperantes, permitindo uma melhor relação custo/benefício».

O fundador da gestora de cooperativas de habitação adianta que o modelo cooperativo «permite encarar os custos incontornáveis da construção de casas de forma racional e aberta, uma vez que apenas se somam os custos de desenvolvimento das casas, eliminando a necessidade de remunerar os capitais investidos, uma vez que cada cooperador investe diretamente na sua casa. A participação dos cooperadores no processo de desenvolvimento é também uma nova forma de encarar a compra de habitação, mais informada, transparente e consciente dos desafios que é fazer casas de acordo com as necessidades atuais do mercado».

Projetos em curso

A sociedade já conta com projetos em curso – Pedras.coop, em Lavadores, Vila Nova de Gaia, e Hera.coop, no Carvalhido, Porto. Já estão em desenvolvimento, sendo que têm previsão de conclusão em 2025 e 2026, respetivamente, e representam investimentos cooperativos que rondam, no total, os 40 milhões de euros.

Pedras.coop, Lavadores, Gaia.
Pedras.coop, Lavadores, Gaia.

A MOME tem como objetivo dinamizar cinco novas cooperativas por ano a partir de 2024, a que se juntam as duas já iniciadas, o que, num horizonte de cinco anos, representará a construção de 1.500 novas casas, num total de investimento cooperativo de 700 milhões de euros.

A primeira fase do projeto, centrada na região urbana do Porto, terminará em 2028, data a partir da qual a MOME irá alargar a sua intervenção às restantes áreas urbanas do país. A longo prazo, a empresa tem como objetivo contribuir para acelerar a mudança da sociedade para uma vivencia coletiva urbana mais sustentável.