Misericórdia do Porto põe à venda terrenos por 24 milhões

Misericórdia do Porto põe à venda terrenos por 24 milhões
Fotografia de vwalakte, Freepik.

A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) anunciou que vai alienar, através de leilão público, terrenos que incluem o antigo estádio do Candal, em Gaia, junto à futura Linha Rubi do Metro do Porto, por um valor base de 24 milhões de euros.

De acordo com um anúncio publicado na imprensa, citado pelo Idealista/news, em causa está "um leilão público competitivo para alienação do imóvel designado por 'Quinta do Candal', sito na Rua Zeferino Costa n.º 107 a 111 (via Edgar Cardoso)", em Santa Marinha, Vila Nova de Gaia.

Em causa está a sede do Clube Desportivo do Candal e os terrenos do antigo estádio Rei Ramiro, bem como outros adjacentes atravessados pela via Edgar Cardoso. Importa saber que os terrenos têm já um Pedido de Informação Prévia (PIP) aprovado com a capacidade construtiva de 38.774,30 metros quadrados acima do solo e 18.037,50 metros quadrados abaixo do solo. A zona será futuramente servida pela Linha Rubi do Metro do Porto (Santo Ovídio - Casa da Música), e contará com uma estação nas proximidades (Candal), estando atualmente em obras.

A Lusa questionou a Santa Casa da Misericórdia do Porto acerca do motivo para a alienação dos terrenos, tendo fonte oficial da instituição respondido que se trata "da venda de um terreno cujo valor será aplicado em investimento interno nos equipamentos da Misericórdia do Porto". A Misericórdia "tem como principal objetivo aplicar grande parte do valor resultante desta transação em investimento interno, nomeadamente na modernização, remodelação e otimização das estruturas e infraestruturas da instituição, nas suas diversas áreas, particularmente nas suas unidades hospitalares e Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas".

A Misericórdia do Porto, com este investimento, pretende ainda "requalificar o seu parque habitacional e imobiliário, bem como assegurar melhores condições de trabalho aos cerca de 1.300 colaboradores que integram os seus quadros".