Mentoria da WIRE quer “apoiar o desenvolvimento profissional das mulheres no setor”

imagem ilustrativa
O Programa de Mentoria da WIRE Portugal decorre até julho

A WIRE Portugal lançou no final de novembro o seu Programa de Mentoria, que tem como principal objetivo apoiar jovens profissionais do setor imobiliário no desenvolvimento das suas competências, fortalecimento das suas redes de contacto e planeamento do futuro profissional.

Em entrevista à VI, Patrícia Barão, diretora da WIRE e responsável pela área de Mentoring, e Celma Almeida, uma das fundadoras da associação e também responsável pela mesma área, explicam que «a mentoria é, desde o início, um dos pilares basilares da WIRE, pela relevância que assume ao deixar modelos positivos às gerações seguintes. O Programa de Mentoria da WIRE foi criado para apoiar o desenvolvimento profissional de jovens mulheres no setor imobiliário e da construção, tendo como principais objetivos o acelerar o desenvolvimento profissional, superar desafios específicos do setor, fomentar habilidades de liderança, fortalecer a confiança, promover a igualdade de oportunidades e ampliar a rede de contatos. Sempre, num ambiente estimulante e de total confiança para cada uma das mentees».

«A mentoria é, desde o início, um dos pilares basilares da WIRE, pela relevância que assume ao deixar modelos positivos às gerações seguintes»

Ainda antes do arranque oficial, decorreu uma fase inicial de receção e seleção de candidaturas das mentoras (associadas WIRE) e das mentees (mulheres juniores do setor, com pelo menos 2 anos de experiência e com elevado potencial de crescimento profissional e pessoal).

As responsáveis explicam que participam atualmente no programa 14 duplas de mentoras e mentees, com posições nas várias áreas do setor imobiliário e de construção. No caso das mentees, representam áreas diversas como o direito imobiliário, marketing e comercial, consultoras, gestão de projetos ou investimentos, tendo no mínimo dois anos de experiência no setor e forte potencial de crescimento. As mentoras são todas associadas WIRE e ocupam posições de destaque no setor, como CEO, founders ou diretoras em empresas e áreas de renome, como arquitetura, seguros, advocacia, consultoras, promotoras imobiliárias ou banca, entre outras.

Através das suas mentoras, «as mentees vão obter orientação especializada, desenvolver habilidades de liderança, fortalecer a confiança e expandir a rede de contatos. Todas essas skills (softs skills) ser-lhes-ão transmitidas através de experiências na 1ª pessoa, num ambiente de diálogo e confiança, em função de objetivos delineados em conjunto. No final do programa, terão na sua bagagem uma melhor preparação para futuros cargos de maior responsabilidade, aproveitando o potencial que um programa deste tipo pode trazer», explicam.

Este Programa de Mentoria «inclui um acompanhamento mensal com as mentoras, baseado na sua experiência profissional e pessoal, participação em eventos, permitido acesso ao network relevante do setor e a vários workshops focados nos temas mais relevantes deste mercado, com vista a que adquiram um conhecimento abrangente e uma visão 360º sobre o ecossistema e seus principais players».

A sua duração será de cerca de 8 meses, tendo arrancado em novembro de 2024 com o evento de "kick off", e terminará em julho de 2025. O evento de “half way” está marcado para março, e o de encerramento para julho.

Patrícia Barão e Celma Almeida recordam que «como qualquer programa deste tipo, há sempre custos envolvidos pela necessidade de trabalharmos a formação das mentoras, preparando-as e alinhando para os objetivos e metas a alcançar, bem como a realização de eventos e os vários materiais de acompanhamento e de comunicação sempre necessários ao longo do processo de mentoria».

Para o arranque deste projeto da WIRE, «garantindo a qualidade dos nossos parceiros para este programa, contamos com o grande apoio da UCI União de créditos imobiliários, que nos deu o suporte financeiro necessário. Por isso, agradecemos a UCI na figura do Greg Delloye e do Pedro Pereira por terem abraçado desde a primeira hora este projeto percebendo o impacto que este pode ter ao modelar o setor ajudando a criar um ambiente mais inclusivo e seguramente mais preparado para os desafios que enfrentamos enquanto pessoas e profissionais».

Programas como este são essenciais para uma maior paridade

Patrícia Barão e Celma Almeida identificam que «os principais desafios de uma jovem profissional no setor imobiliário incluem a natural falta de experiência e de conhecimento das vicissitudes do setor, bem como, as dificuldades em se estabelecerem num mercado altamente competitivo e (ainda) predominantemente masculino». Mas também «o equilíbrio da vida profissional e pessoal ou a necessidade de saber definir as prioridades em função de “onde sou insubstituível/mais relevante neste momento”».  E, mais importante, «a necessidade de desenvolver habilidades de liderança e gestão de equipas, de relação entre pares e de estabelecer e potenciar a relação desenvolvida via networking, mantendo sempre uma atitude de aprendizagem, de ambição e identificando mentores(as) que a possam ajudar no seu percurso».

A WIRE defende que «para alcançar uma maior paridade, é essencial promover programas de mentoria como este, criando oportunidades de desenvolvimento profissional, incentivando a liderança feminina desde as gerações mais novas, a par com uma cada vez maior visibilidade das gerações que já alcançaram lugares de destaque. É fundamental apresentar estes modelos positivos, no setor em particular e no mercado, no geral».

Para a associação, o exemplo “se eu consegui, tu também consegues” «é intemporal e atravessa setores e gerações. É uma mudança de mindset que necessita de se consolidar, em paralelo com a mudança nas políticas de igualdade de oportunidades dentro das organizações. Algo que o “S” da Sustentabilidade evidencia e que, acreditamos, pode vir a atuar como acelerador para este tão importante objetivo».

Segundo as responsáveis, «a diversidade de opiniões, de pontos de vista, de abordagens, é, num mundo cada dia mais complexo e imprevisível, uma razão de sucesso para as organizações que assumirem este fator como vetor de sucesso».

Por isso mesmo, «a WIRE defende e abraça esta diversidade como fator de diferenciação e de sucesso desta associação, tendo associadas dos mais variados setores do ecossistema da construção imobiliário. A paridade no setor, ao nível das direções e C-level, ainda não é (está muito longe do ser) uma realidade. E é para este objetivo que este Programa de Mentoria concorre».