MatosinhosHabit cria novas medidas de acesso ao PMAA

MatosinhosHabit cria novas medidas de acesso ao PMAA
Matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos e a MatosinhosHabit pretendem aplicar, a todas as famílias que integram o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento, «a introdução de uma nova fórmula de cálculo do apoio, sendo expectável que se traduza num aumento do valor do apoio mensal atribuído pelo município a cada família» ao longo do ano de 2023, em comunicado.

Pretende-se assim promover soluções e apoiar a população de Matosinhos no que diz respeito ao mercado de arrendamento. O objetivo definido para este Programa em 2023 é o apoio efetivo a uma média de 800 famílias por mês.

Para Manuela Álvares, presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit, «esta nova fórmula de cálculo inclui a alteração dos rendimentos base de acesso ao programa, adequando o regulamento ao atual contexto socioeconómico, priorizando ainda determinadas situações sociais, nomeadamente vítimas de violência doméstica. Uma das grandes novidades é também, a majoração em 10% do valor do apoio das candidaturas dos jovens».

O programa, desde 2020, tem registado uma procura crescente dando uma resposta célere e adequada a muitas famílias que, embora com dificuldades económicas, reúnem condições para se manter no mercado de arrendamento privado. De sublinhar que o PMAA apoia economicamente os munícipes beneficiários, mediante uma comparticipação mensal de uma parte do valor da renda.