Em entrevista ao podcast da Vida Imobiliária, Alexandra Leitão, candidata à Câmara Municipal de Lisboa pelo PS, voltou a sublinhar a gravidade da situação habitacional em Lisboa, considerando-a já uma “verdadeira emergência”.
“A cada dia são sobretudo os casais jovens a serem afastados da cidade, expulsos para a periferia, quando gostariam e preferiam viver em Lisboa”, alertou, lembrando que esse fenómeno “tem consequências na dinâmica da cidade, nos movimentos pendulares e até na capacidade de fixar profissionais, como professores, nos serviços públicos”.
Alexandra Leitão defende que a resposta exige “todos à mesa”: habitação pública, parcerias com cooperativas e com privados. Entre as propostas que destacou, está a majoração da capacidade edificativa em troca de percentagens de habitação acessível, a revisão em baixa de algumas taxas urbanísticas e a aceleração do licenciamento.
A candidata reforça que a Câmara Municipal de Lisboa deve ser “a locomotiva desta agregação de esforços”, apostando em digitalização, manuais de boas práticas e incentivos concretos para acelerar a resposta habitacional.
Ouça o podcast na íntegra aqui.
Leia também a notícia completa sobre a intervenção de Alexandra Leitão.