Margarida Caldeira, Diretora da prática global de arquitetura, urbanismo e design Broadway Malyan, foi nomeada presidente da Urban Land Institute (ULI) Portugal. Será a primeira mulher a presidir a ULI Portugal. Margarida Caldeira sucede Francisco Rocha Antunes, Diretor de Desenvolvimento da +urbano, e já iniciou oficialmente o seu mandato voluntário de dois anos a 1 de julho de 2024.
Juntou-se à ULI em 2016, durante a liderança de Gilberto Jordan, e faz parte do Comité Executivo da ULI Portugal desde 2022. É também membro do ULI Europe Hotels, Destinations and Resorts Product Council. A nova responsável ajudou a liderar a expansão internacional da Broadway Malyan com a abertura do estúdio de Lisboa em 1996 e do estúdio de São Paulo no Brasil em 2010.
A nova presidente da ULI Portugal possui uma vasta experiência em diversos setores, incluindo planeamento urbano, arquitetura, design de interiores, resorts e residenciais. Atualmente é a líder global de hospitalidade da Broadway Malyan, onde supervisionou o desenvolvimento de um portfólio de projetos para operadores hoteleiros e fundos de investimento.
O presidente cessante, Francisco Rocha Antunes, comenta que «a Margarida é uma profissional sénior do setor imobiliário em Portugal que representa verdadeiramente a missão e os valores da ULI. Combinando uma vasta experiência internacional com um profundo conhecimento da nossa indústria, ela é a pessoa certa para me suceder e estou muito feliz por ser a nova presidente para Portugal. Continuaremos a trabalhar juntos e a apoiar todos os nossos membros nestes tempos emocionantes e desafiadores».
Margarida Caldeira afirmou que «é um enorme privilégio ter sido convidada para ser a nova presidente num momento tão entusiasmante para Portugal, com a economia a atravessar um momento de ouro, o turismo a bater todos os recordes e o investimento a continuar a fluir para o país». A nova presidente do instituto de educação e investigação acrescenta que «o meu antecessor Francisco fez um trabalho maravilhoso como presidente nos últimos três anos, continuando o crescimento da adesão à ULI Portugal e reforçando a sua posição no coração do setor imobiliário português, e eu esforçar-me-ei para prosseguir tanto esse crescimento quanto a sua influência continuada nos próximos anos».
«Entrámos agora numa nova era para o setor imobiliário em termos de como pensamos sobre os lugares e espaços de que precisamos hoje e no futuro. Um dos principais desafios que Portugal enfrenta hoje é a acessibilidade habitacional e espero construir sobre o trabalho positivo que já está a ser realizado pela ULI Portugal na sua missão de encontrar uma solução para esta questão cada vez mais crítica. Estou também muito orgulhosa por ser a primeira mulher presidente da ULI Portugal e continuarei a ser a defensora mais forte possível para a criação de ambientes que permitam às mulheres prosperar em todos os setores do ambiente construído», salientou Margarida Caldeira.
Lisette van Doorn, CEO da ULI Europa, agradeceu ao presidente cessante, Francisco Rocha Antunes, «pela significativa contribuição que deu para o sucesso e crescimento da ULI Portugal sob a sua liderança, bem como pelo seu contínuo compromisso com a ULI. Ele deixou um grande legado», acrescentando que «estou muito satisfeita que Margarida Caldeira, uma líder de indústria altamente experiente e conectada, além de membro muito ativo da ULI, esteja à frente da ULI Portugal nos próximos dois anos, aproveitando as oportunidades da indústria e ajudando os nossos membros e o setor em geral a enfrentar desafios importantes como as mudanças climáticas e a acessibilidade habitacional. Ela está extremamente bem posicionada para dar continuidade ao trabalho de Francisco, continuar o crescimento da nossa adesão em Portugal e para desenvolver um programa local que incorpore as prioridades da missão global da ULI, trabalhando em estreita colaboração com o comité executivo e a liderança mais ampla».