Lucro da Mota-Engil cresce 69% em 2022 para 41 milhões

Lucro da Mota-Engil cresce 69% em 2022 para 41 milhões

O Grupo Mota-Engil anunciou os seus resultados anuais de 2022. Em primeira instância, de constatar o resultado líquido atribuível ao grupo de 41 milhões de euros, um aumento de 69% face ao período homólogo, segundo os resultados da empresa.

Patamarinédito de faturação

Em 2022, os resultados foram marcados pelo crescimento de 47% da atividade para um «patamar inédito» de faturação de 3,8 mil milhões de euros, valor previsto de ser alcançado no Plano Estratégico em vigor apenas em 2026.

«Os contratos recentemente adjudicados e que se iniciaram este ano tornaram possível antecipar o objetivo, num registo que foi fortemente impactado pelo crescimento de 69% registado no segundo semestre do ano», elucida a Mota-Engil.

Valor EBITDA supera, pela primeira vez, marco de 500 milhões de euros

Consta também, nos resultados anuais do ano em análise, que o desempenho operacional do grupo foi positivo ao nível das margens, mantendo-se em níveis alinhados com o histórico da Mota-Engil, o que permitiu atingir um valor de EBITDA de 541 milhões de euros, superando pela primeira vez na sua história o marco de 500 milhões de euros.

Regista-se também um «crescimento muito relevante» do cash-flow proveniente das operações, no valor de 608 milhões de euros, um aumento de 47% face ao período homólogo. Este crescimento contribuiu decisivamente para a redução de 17% da Dívida Líquida (-186 milhões de euros), que se situava em dezembro em 939 milhões de euros, indica o grupo.

No final do ano, a Mota-Engil apresentou uma melhoria do rácio de Dívida Líquida / EBITDA para 1,7x, «objetivo previsto de ser alcançado em 2026 numa trajetória de se pretende de evolução contínua para um crescimento que se pretende gradual e sustentável conforme os objetivos estabelecidos para 2026», lê-se no relatório.

Grupo regista melhor desempenho comercial da sua história

A Mota-Engil salienta ainda o facto de que em 2022 «assegurou o melhor desempenho comercial da sua história, ao atingir níveis recorde de angariação comercial». Relativamente ao desempenho por área de negócio, de destacar o crescimento anual de 57% no negócio de Engenharia e Construção, resultado do crescimento expressivo de 79% no segundo semestre.

Ao nível financeiro, o grupo concretizou o seu Plano de Investimentos, com um CAPEX de 351 milhões de euros, 61% deste valor relacionado com investimento de crescimento e em contratos de médio e longo prazo.