Lucro da Mota-Engil sobe 51% até setembro

Volume de Negócios de 4.146 milhões de euros.
Fotografia de Freepik.

O Grupo Mota-Engil atingiu um lucro líquido de 77 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, uma subida de 51% em termos homólogos, informou a empresa no documento Trading Update.

Analisando os dados publicados relativos à atividade operacional, verifica-se um crescimento no volume de negócios para 4.146 milhões de euros, bem como uma melhoria de 11% no EBITDA para 606 milhões de euros (um recorde absoluto nos primeiros nove meses do ano), melhorando a margem para 15%, sendo a performance operacional decisiva para o crescimento acumulado de 51% no resultado líquido face ao período homólogo, alcançando 77 milhões de euros, indica a construtora.

Analisando o desempenho por áreas de negócios, destaca-se o crescimento de 11% na faturação da região da América Latina, bem como o EBITDA gerado na região africana, o que contribuiu decisivamente para a melhoria da rentabilidade global do Grupo.

A nível comercial merece destaque o novo recorde da Carteira de Encomendas atingido em setembro, no valor de 14,8 mil milhões de euros (não incluindo os recentes contratos de Engenharia Industrial celebrados em África no valor de 1,4 mil milhões de dólares, bem como o primeiro troço de alta velocidade em Portugal).

De referir que o Grupo detém contratos celebrados que têm no seu cronograma de execução um valor equivalente a 82% do objetivo de faturação em E&C previsto para 2026, reforçando-se assim a cada trimestre a firme convicção no cumprimento das metas estabelecidas para o último ano do atual Plano Estratégico, designado Building´26.