Lisboa

Lisboa fora das cidades mais caras para expatriados

Ana Tavares |
Lisboa fora das cidades mais caras para expatriados

Este estudo da Mercer analisa o custo de vida em 209 cidades de todo o mundo. Tiago Borges, Rewards Leader da Mercer Portugal, explica ao Negócios que «esta descida não significa que Lisboa se tornou mais barata, mas sim que outras cidades viram o custo de vida aumentar mais e ultrapassaram a capital portuguesa», nomeadamente em termos de custos da habitação, cujo crescimento abrandou na capital portuguesa.

Este responsável nota também que «o euro perdeu algum terreno face a outras divisas desde a elaboração do ranking de 2019, penalizando as cidades da Zona Euro», já que o índice compara custos de vida em dólares.

Nesta lista, dominam as cidades asiáticas, no que toca ao custo de vida, com Hong Kong a liderar, tal como em 2019. É seguida por Asgabate, no Turquemennistão, que subiu 5 posições face ao ano anterior. Segue-se Tóquio, em 3º lugar.

No top 10 figuram também Singapura (5º), Nova Iorque (6º), Xangai (7º) e Pequim (10º). A Suíça integra três cidades, nomeadamente Zurique, em 4º lugar, Berna, em 8º e Genebra, em 9º.