Lisboa confia na recuperação do turismo com alívio das restrições

Lisboa confia na recuperação do turismo com alívio das restrições

O alívio das restrições da pandemia deixa a Entidade do Turismo da Região de Lisboa otimista e confiante na recuperação do turismo, apesar de os próximos tempos ainda se avizinharem difíceis para as empresas.

Falando com a agência Lusa, Victor Costa, Presidente do Turismo da Região de Lisboa, considerou que este levantamento de medidas que facilita a entrada de passageiros por via aérea em Portugal «é bastante importante» e vai «contribuir para entrar numa fase de retoma do turismo». E sublinha que «a nossa visão é que esta medida é bastante positiva. Aliás, ao longo deste período de dois anos notámos que sempre que há um alívio das medidas restritivas há uma resposta positiva por parte da procura».

Mas alerta que há ainda «uma fase longa e difícil» pela frente. «A nossa posição de facto é otimista, embora isso não possa fazer esquecer os problemas, que são, nomeadamente, como é que as empresas sairão desta crise, que é uma crise grande. Há medidas que estão a ser tomadas e outras que o foram para ajudar essa travessia do deserto, mas agora estamos a chegar a uma fase em que se vai ver a realidade concreta do negócio, que pode ditar a sobrevivência ou não de muitas empresas, e, portanto, isso é uma fase difícil», diz Victor Costa.

Já a partir de março, o responsável espera que recupere desde logo o setor do lazer, em linha com as expetativas dos hoteleiros. Os congressos e o turismo de negócios deverão «demorar mais tempo a recuperar», cita o Negócios.