Lidl inaugura entreposto logístico de €73M

Lidl inaugura entreposto logístico de €73M

O Lidl Portugal já inaugurou oficialmente o seu novo entreposto de Santo Tirso, um investimento de 73 milhões de euros.

Este é o primeiro entreposto semi-robotizado de Portugal, e tem um total de 48.000 metros quadrados (equivalentes a 5 campos de futebol) e tem capacidade para abastecer mais de 100 lojas, «garantindo uma maior eficiência de resposta e ganhos significativos do ponto de vista da sustentabilidade das operações», segundo o retalhista. A capacidade de armazenagem é de 55.000 paletes, com mais de 90 cais.

Vem substituir o anterior de Vila Nova de Famalicão, uma mudança que exigiu a reorganização das equipas existentes e a criação de 200 novos postos de trabalho, além dos colaboradores que transitaram do anterior entreposto de Famalicão.

Entre as vantagens da semi-robotização estão «um maior ganho de capacidade de armazenamento por m2, menos perdas de produto, maior eficiência da operação e uma mais eficiente organização da entrada e saída das paletes. Em suma, traduz-se num investimento diferenciador do retalhista nos seus entrepostos, uma vez que o introduz num novo modelo industrial, no qual se incluem as tecnologias de automação na execução de edifícios inteligentes», pode ler-se em comunicado.

O entreposto vai funcionar com painéis solares e gestão inteligente da iluminação, através de sensores, além de câmaras de frio com recurso a gases/fluidos naturais. Terá certificação ISO50001 e BREEAM.

A cerimónia de inauguração deste empreendimento contou com a presença do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, do Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, do Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Benjamim, do Presidente da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto e Burgães, Fernando Gomes da Silva, assim como dos membros do gabinete municipal.

Para o secretário de Estado do Comércio, «o Lidl tem uma longa história no país, marcada por importantes acontecimentos, sendo o que nos traz aqui hoje um deles. O investimento de mais de 70 milhões de euros neste recente entreposto de Santo Tirso, assim como a criação de emprego a par do desenvolvimento tecnológico, espelham o seu compromisso com Portugal - e com a região Norte. São bem-vindos mais exemplos destes que demonstram a importância do empenho do tecido empresarial para a nossa economia».

Por seu turno, o autarca de Santo Tirso considera que este investimento «tem uma grande importância para o nosso território, não só do ponto de vista da criação de emprego, mas também enquanto exemplo do sucesso da política de captação de investimento para o concelho que temos vindo a desenvolver. Por outro lado, ao estar na vanguarda da sustentabilidade, graças à utilização das energias renováveis e à gestão inteligente da iluminação, bem como da luz natural e de uma operação semi-robotizada, o entreposto do Lidl está perfeitamente enquadrado na estratégia do Município de Santo Tirso no que refere à defesa e preservação do Ambiente».