JLL e Tétris reposicionam escritórios do Duque de Palmela 11

JLL e Tétris reposicionam escritórios do Duque de Palmela 11
Edifício Duque de Palmela 11

O edifício de escritórios Duque de Palmela 11, em Lisboa, vai ser alvo de um processo de remodelação e reposicionamento, a cargo da JLL e de uma equipa multidisciplinar que inclui a participação dos departamentos de Corporate Solutions, Leasing Markets Advisory e da Tétris.

Este edifício situa-se na rua Duque de Palmela, junto ao Marquês de Pombal. Tem uma ABL de cerca de 4.377 metros quadrados de escritórios, distribuídos por 10 pisos, e está atualmente sem inquilinos. Tem ainda terraços privativos e parque de estacionamento privado com 89 lugares.

A JLL já tinha liderado o processo de venda do ativo à seguradora espanhola Santalucía, através do seu departamento de Capital Markets, e foi agora mandatada pelo novo proprietário para esta transformação. A ideia é transformar o imóvel «num dos mais modernos e sustentáveis edifícios de escritórios do centro de Lisboa, capacitando-o para fazer frente aos novos desafios dos espaços de trabalho do futuro e, ao mesmo tempo, transformando-o num ícone deste mercado», refere a consultora em comunicado.

A equipa da Tétris, empresa de design e construção do grupo JLL, vai desenvolver e executar todo o projeto de remodelação do imóvel, reduzindo a sua pegada ambiental e criando uma nova distribuição de espaços, privilegiando as áreas colaborativas em open space.

Em comunicado, Carlos Cardoso, Managing Director da Tétris Portugal, comenta que «um projeto como este é muito estimulante, pois estamos a trabalhar nos escritórios do futuro. Traz muitos desafios, por se tratar da remodelação de um edifício inteiro numa das zonas mais centrais da cidade e porque temos o objetivo de o transformar num dos mais sustentáveis da cidade, ambicionando a certificação Breeam ou Leed. Mas o facto de podermos contar com o input dos nossos colegas da JLL nas áreas de corporate solutions é uma grande mais-valia, especialmente para o cliente».

Já Maria Empis, Head of Corporate Solutions da JLL, destaca que «este projeto é um exemplo claro das vantagens da nossa abordagem one-stop-shop, através da qual os nossos clientes acedem, de uma só vez, a todos os serviços que necessitam para valorizar o seu imóvel». Explica que, neste caso, «os serviços de comercialização, arquitetura e construção serão complementados com a experiência aportada pelas equipas de Project & Development Services, Energy & Sustainability Services e Workplace Strategy, que acompanham diariamente as mais recentes tendências de ocupação. A incorporação destes serviços tem a dupla vantagem de não só permitir agregar valor ao imóvel, através de uma análise da melhor solução em termos de espaços de trabalho, de posicionamento do ativo em termos de sustentabilidade e de certificação; mas também de garantir a conformidade do projeto ao longo de todo o processo», conclui.

Mariana Rosa, Head of Leasing Market Advisory da JLL, considera que «é bastante gratificante podermos fazer parte de todo este processo. O trabalho que a JLL vai desenvolver irá certamente garantir a qualidade deste projeto, o qual, não temos dúvidas, será mais um verdadeiro sucesso de comercialização».

Realça que «um imóvel desta dimensão, na zona mais prime da cidade, bem junto ao Marquês de Pombal, totalmente disponível para ocupação e, mais importante, integrando com os mais exigentes requisitos ambientais, de sustentabilidade e de ocupação de espaço exigidos pelas empresas ocupantes, é uma proposta única. Com certeza vai ser muito disputado, sendo ideal para uma sede corporativa».

Ignacio Palazón, responsável pela Área Imobiliária da seguradora Santalucía, conclui: «estamos muito orgulhosos da primeira aquisição imobiliária em Lisboa de um edifício de escritórios com uma localização invejável, e prontos para fazer um projeto em conjunto com a JLL e a Tetris que são uma referência no mercado imobiliário português. A nossa equipa de imobiliário está especialmente entusiasmada para começar este projeto, que temos a certeza que será emblemático, e fazê-lo com a equipa da JLL e da Tétris certamente nos conduzirá ao sucesso».