Iberian REIT conference recebe mais de 250 participantes em Madrid

Ana Tavares |
Iberian REIT conference recebe mais de 250 participantes em Madrid

 

Dominique Moerenhout, CEO da European Public Real Estate Association (EPRA), comentou na ocasião que «o sucesso das socimis em Espanha, que é o maior que conheço, é um claro exemplo do que está por vir em Portugal, um país com um mercado muito semelhante ao espanhol». Além disso, salienta que «este veículo permitiu a recuperação de um setor que gera emprego e que está novamente em expansão», disse na abertura do evento.

Para Paulo Núncio, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais em Portugal e atual advogado na Morais Leitão (MLTGS), «a aprovação do regime REIT [em Portugal] é uma grande notícia», é um grande passo para a economia portuguesa para atrair ainda mais investimento estrangeiro. Contudo, sublinha também que «é importante clarificar o regime de taxas», pois este ainda não incluí um regime específico para as REITs em Portugal.

As REITs «podem ser uma oportunidade para Portugal», considera Tobias Steinmann, diretor de Assuntos Públicos na EPRA, que destaca também o crescimento europeu destes veículos de investimento, em especial na Alemanha e no Reino Unido.

Nos últimos 18 meses, Espanha também tem revelado uma evolução nesta matéria, sobretudo no setor do retalho, segundo afirma Jesús González Nieto – Márquez, vice-presidente e diretor no Mercado Alternativo Bursátil (MAB). E face ao crescimento, a transparência de informação revela-se «essencial», defende o vice-presidente do MAB, que assume o objetivo de «alcançar um balanço entre transparência e flexibilidade para atrair mais investimento» no setor.

Iniciativa da EPRA e da Iberian Property, a Iberian REIT Conference recebeu mais de 250 participantes, entre assistentes e conferencistas, que se reuniram para debater o futuro dos REITs, socimis em Espanha e SIGIs em Portugal. Participaram ativamente várias das principais socimis espanholas e players de renome, como a Merlin Properties, o BNP Paribas Real Estate, a Colonial, a Lar España, e especialistas da Clifford Change ou a MLGTS.

 

Conferência anual da EPRA e Portugal Real Estate Summit regressam em setembro

Nos próximos dias 10 a 12 de setembro, decorrerá também em Madrid a conferência anual da EPRA, celebrando ainda a efeméride do 20º aniversário da sua criação.

Por outro lado, de 26 a 27 do mesmo mês, o Estoril volta a receber o Portugal Real Estate Summit, um evento organizado pela Iberian Property que se vai focar no investimento imobiliário em Portugal.