Gustavo Soares: “queremos colocar a APEMIP ao serviço dos seus associados”

Gustavo Soares: “queremos colocar a APEMIP ao serviço dos seus associados”
Gustavo Soares, candidato a presidente da Direção Nacional da APEMIP.

A candidatura de Gustavo Soares à presidência da Direção Nacional da APEMIP, cujas eleições estão marcadas para dezembro, surge com o objetivo de “criar uma alternativa ganhadora, credível e séria à atual direção e colocar a APEMIP ao serviço dos seus associados, que são todas as empresas de mediação imobiliária”, afirma o candidato. Com o mote “APEMIP de Todos para Todos”, a candidatura propõe assim reforçar a credibilidade da mediação imobiliária e devolver à associação o papel de representação ativa do setor.

A equipa que o acompanha nesta candidatura é composta por empresários com experiência consolidada na mediação. “Temos uma equipa de empresários do setor da mediação, com uma larga experiência e uma forte vontade de mudar o rumo da APEMIP. Assim, reunimos um grupo com largo historial, uns em nome individual, outros em representação de empresas associadas, sempre com a preocupação de haver um equilíbrio entre as associadas que exercem a sua atividade individualmente e as que estão integradas em redes ou multinacionais de maior ou menor dimensão”, explica.

Entre os principais desafios que identifica para a associação está “o desafio de liderar junto da sociedade e dos seus associados o movimento de reforço e credibilização da atividade de mediação imobiliária em Portugal”. 

Para o candidato, a mediação desempenha um papel estruturante no mercado e deve assumir uma presença mais ativa no debate público. “O mercado e o setor imobiliário estão desde há muito na ordem do dia, seja pela subida ou descida dos juros, dos preços, pelo investimento estrangeiro, pelo excesso ou escassez de casas, e todos esses temas envolvem o setor da mediação, já que é nesse setor que estas transações se concretizam”, defende.

Gustavo Soares sublinha ainda que “o setor da mediação integra cerca de 50 mil profissionais e quase 10 mil empresas e é de facto a base de todo o setor, daí a importância de mudarmos o rumo da APEMIP para a tornar mais forte e ocupar o seu devido lugar na sociedade portuguesa”.

Uma associação mais próxima e ao serviço dos associados

Questionado sobre os desafios específicos da mediação num contexto tecnológico, social e político em rápida mudança, Gustavo Soares considera que a essência da profissão permanece inalterada: “o desafio da mediação imobiliária é sempre o mesmo: prestar serviços de altíssima qualidade a quem pretende vender e comprar casa em Portugal. Esta é a base da nossa atividade: servir clientes!”.

O empresário e gestor acrescenta que “é por essa razão que a nossa campanha pretende colocar a APEMIP ao serviço dos seus associados na promoção da sua credibilidade e importância junto do setor, contribuindo assim para o sucesso da sua atividade junto dos clientes”.

Nesse sentido, entre as prioridades para o mandato, destaca a intenção de “implementar o programa apresentado aos associados e tornar a APEMIP mais forte”.